- Detalhes
- Categoria: Trabalho Escravo
Artigo
Em 14 de maio de 1888, o jornal Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro publicou a notícia “EXTINCÇÃO DA ESCRAVIDÃO” e anunciou a Lei nº 3.353, de 13 de maio de 1888, assinada pela “Priceza Imperial Regente” (a Princesa Isabel), em nome do imperador D. Pedro II. Diz o Art. 1º da Lei Áurea: “É declarada extincta desde a data d’esta Lei, a escravidão no Brazil.”
- Detalhes
- Categoria: Trabalho Escravo
Nos últimos 4 anos, o Brasil encontrou mais de 10 mil pessoas em condição análoga à de escravo, de norte a sul do país e de leste a oeste. Também nas mais variadas atividades: lavouras do agronegócio (5 mil, com destaque para cana: 1.370 e café: 1.050), construção civil e mineração (760, cada), desmatamento e pecuária (840), carvoaria (625), ou trabalho doméstico (132).
- Detalhes
- Categoria: Trabalho Escravo
Frente a números recorde de trabalho escravo no Brasil em 2023, Comissão Pastoral da Terra chama população para assumir a luta de combate à escravidão
Com objetivo de chamar a atenção da sociedade para o cenário do trabalho escravo no Brasil, no dia 22 de abril, às 10h20, na Sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) realiza o lançamento da campanha "Chega de Escravidão". O momento fará parte do lançamento do relatório anual Conflitos no Campo Brasil 2023 e busca sensibilizar as pessoas a contribuir com o trabalho da CPT pela erradicação do trabalho escravo no País através do site chegadeescravidao.org.br, que vai ao ar no dia 22.
- Detalhes
- Categoria: Trabalho Escravo
Uma megaoperação com 222 ações de fiscalização em 131 municípios de 22 estados e no Distrito Federal resgatou 532 pessoas de condições análogas às de escravo. Desses, 441 são homens e 91 mulheres. Seis são crianças e adolescentes, e dez trabalhadoras domésticas — uma delas com 90 anos.
- Carta da CPT nos 25 anos da Campanha nacional de prevenção e combate ao Trabalho Escravo
- NOTA PÚBLICA - “De Olho Aberto para Não Virar Escravo...”: SIGAMOS EM CAMPANHA!
- Medida da Funai que retira proteção de terras indígenas não homologadas é inconstitucional, aponta nota técnica do Cimi
- Trabalho escravo, expropriação e degradação ambiental: uma conexão visceral