Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Paraíba

CPT na Diocese de Campina Grande (PB) realiza campanha “Mulheres alimentando a resistência”

CPT na Diocese de Campina Grande (PB) realiza campanha “Mulheres alimentando a resistência”

 Nestes tempos de pandemia da Covid-19, mulheres camponesas apoiadas pela CPT na Diocese de Campina Grande (PB) formaram uma frente de solidariedade e de resistência contra a fome e contra o patriarcado. Durante o mês de março, mais de cem camponesas participaram da campanha “Mulheres alimentando a resistência”, com o intuito compartilhar alimentos produzidos em suas roças com mulheres urbanas em situação de vulnerabilidade. Mesmo estando em período de plantio e com o tempo de entressafra longo, as mulheres coletaram meia tonelada de alimentos que foi destinada, no último dia 29, durante a Semana Santa, à Frente Campinense de Cultura, em especial às mulheres artistas que passam por dificuldades financeiras neste momento de pandemia.…

Leia mais:

Alimentos da agricultura camponesa são partilhados com famílias do Alto Sertão da Paraíba

Alimentos da agricultura camponesa são partilhados com famílias do Alto Sertão da Paraíba

A CPT no Sertão da Paraíba realizou mais uma etapa da Campanha das Juventudes do Brasil e da Alemanha “em solidariedade aos pobres em tempos de pandemia”. A ação contou com o apoio da organização alemã Campo Limpo que destinou recursos para a aquisição de alimentos da agricultura camponesa, visando ao fortalecimento das comunidades camponesas de assentamentos que estavam com dificuldades de comercializar sua produção em decorrência da pandemia. Por sua vez, os alimentos foram entregues a famílias em situação de vulnerabilidade no Alto Sertão da Paraíba. A ação ocorreu nos dias 17, 18, e 19 de março.…

Leia mais:

Juventude produz e doa mudas frutíferas na comunidade de Campos Novos, em Sossego (PB)

Juventude produz  e doa mudas frutíferas na comunidade de Campos Novos, em Sossego (PB)

“Não há depois, o depois é agora”, alerta José de Souza Martins em seu artigo “Depois da Pandemia”. Pensando com o sociólogo, sobre sermos melhores agora e construirmos com pequenos passos e gestos singelos o amanhã que virá, a CPT na Diocese Campina Grande e a juventude da comunidade Campos Novos, município de Sossego (PB), produziram várias mudas de árvores frutíferas. A ação, que ocorreu no último dia 19, não só contribui para reflorestar áreas degradadas na região, mas fortalece a esperança da juventude camponesa.…

Leia mais:

Agroecologia é a alternativa para combater o uso dos agrotóxicos

Agroecologia é a alternativa para combater o uso dos agrotóxicos

 O governo do presidente Jair Bolsonaro bateu recorde no ano de 2020 com o maior número de aprovações de agrotóxicos na história: foram aproximadamente 493 tipos. O agronegócio é o maior interessado nessas liberações. Isso significa mais veneno para o povo brasileiro. Na Paraíba, o Deputado Estadual Frei Anastácio (PT), no ano de 2012, foi autor do Projeto de Lei Estadual 9.781/2012, que instituiu o dia 19 de março como o Dia Estadual de Combate ao Uso de Agrotóxicos na Paraíba. Para os camponeses e camponesas, no dia é festejado São José.…

Leia mais:

CPT em João Pessoa doa 16 toneladas de alimentos para mulheres de periferias

CPT em João Pessoa doa 16 toneladas de alimentos para mulheres de periferias

Entre os dias 8 e 12 de março, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) na Arquidiocese de João Pessoa e mulheres camponesas da região doaram 16 toneladas de alimentos agroecológicos para 500 mulheres que vivem nas periferias dos municípios de Jacaraú, Curral de Cima, João Pessoa, Sapé e Juarez Távora, na Paraíba. A ação ocorreu em alusão ao Dia Internacional de Luta das Mulheres.…

Leia mais: