Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Tacima (PB) – No dia 27 de abril de 2025, cerca de 40 famílias de trabalhadores rurais posseiros e meeiros ocuparam a Fazenda Barra dos Targinos, localizada na zona rural do município de Tacima, no estado da Paraíba. A ação tem como objetivo pressionar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/PB) pela desapropriação de 603 hectares de terra, com fins de Reforma Agrária.

A ocupação da fazenda marca o início de um novo acampamento batizado de Nova Barra, nome escolhido coletivamente pelas famílias em reunião no local. A iniciativa conta com o apoio e solidariedade da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que acompanha e fortalece as lutas camponesas na região por meio da diocese de Guarabira.

Fazendo a memória da Pastoral da Terra que caminha rumo aos 50 anos de presença, resistência e profecia de acompanhamento aos povos das águas da terra e das florestas, a CPT da Diocese de Guarabira reafirma seu caráter pastoral e continua a ser uma presença afetiva e efetiva, apoiando os modos de vida das comunidades, colaborando com instrumentos para o fortalecimento do protagonismo popular, denunciando as injustiças e anunciando experiências de resistência.

“A luta pela terra é o marco referencial da missão da CPT. Para nós, na Diocese de Guarabira, em plena reflexão rumo aos 50 anos da Pastoral, reacendemos as chamas da luta pela terra através do acampamento Nova Barra, no município de Tacima-PB”, afirmou Josimar, agente da CPT. Ele concluiu:
“A luta continua, seja pela Terra ou na Terra, em busca dos direitos e do cuidado com a Casa Comum.”

 

Fotos: Equipe CPT Guarabira (PB)

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br