Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Cerca de 35 mulheres camponesas se reuniram, no dia 4 de setembro, no Mosteiro de São Bento, em João Pessoa (PB), para dar início a uma jornada de encontros formativos na perspectiva de autocuidado a partir das ervas medicinais.

Participaram mulheres das comunidades e acampamentos acompanhados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) João Pessoa na região do litoral, dentre elas: Marinas, Antônio Pinto, Dona Antônio, Apasa, Sede Velha, Dom José, Capim de Cheiro e João Gomes.

"Um dos objetivos desse processo formativo é proporcionar às mulheres espaços de partilhas e reflexão que fortaleçam a autoestima e despertem o interesse pelo autocuidado. Mulheres que cuidam bem de toda a família, precisam de cuidados, também", explica Jéssica Silva, agente da CPT João Pessoa.

Vale recordar que, no dia 21 de agosto, aconteceu também o Encontro Diocesano de Mulheres da CPT.

Cerca de 65 mulheres dos zonais Agreste, Vale, Litoral e Várzea se reuniram para discutir sobre as responsabilidades e papéis impostos às mulheres em nossa sociedade ainda tão marcada por valores machistas e patriarcais, tendo nos homens a principal referência.

Essas são lutas diárias que dependem da educação para a igualdade, e da articulação de forças para aberturas de caminhos e enfrentamentos de violências, a fim de construirmos novos tempos, com direitos e liberdade feminina!

 

 

Equipe CPT João Pessoa

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br