Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Jovens camponeses e camponesas acompanhados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Guarabira, na Paraíba, participaram do “Encontro de Intercâmbio Juventudes Paraibanas”, organizado pela articulação de entidades que trabalham com as juventudes no estado.

O encontro aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2023, no Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira, no município de Lagoa Seca (PB). A CPT marcou presença com jovens de três comunidades: assentamentos Senhor do Bonfim, município de Alagoinha; Fazenda Sítio, em Dona Inês; Baixio, no Riachão. No total, o evento reuniu 60 jovens e 06 educadores e educadoras que trabalham com juventudes de 22 municípios e 20 grupos/movimentos/entidades.

Na avaliação da equipe da CPT Guarabira, a iniciativa teve como resultado o fortalecimento da articulação da juventude e entidades a nível estadual, oportunizou aos jovens revisitar a história das juventudes paraibana e brasileira (1980 até 2023) e, por fim, promoveu um diálogo sobre a metodologia e fortalecimento da luta pelo protagonismo jovem e controle social do orçamento estadual voltado para juventude na implementação do Plano Estadual Decenal da Juventude 2022-2032 na Paraíba.

O “Encontro de Intercâmbio Juventudes Paraibanas” foi organizado pela Fundação Margarida Maria Alves, pelo Serviço de Educação Popular (Sedup), pelo Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM NE), pela ONG ESSOR – Associação de Solidariedade Internacional, pelo Centro Dom Oscar Romero e pela Amazona – Associação de Prevenção à Aids.

 

"Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!” (Geraldo Vandré).

 

Foto: Equipe CPT Guarabira

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br