Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Brasília - O Plano Safra da Agricultura Familiar 2007/2008, lançado hoje (27) pelo governo federal, destina R$ 12 bilhões em crédito aos atendidos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – são R$ 2 bilhões a mais do que o previsto para o período de 2006 a 2007.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, que participou do seminário Desenvolvimento e Questão Agrária no Brasil, o investimento auxiliará os pequenos agricultores a acharem as respostas para as questões sobre produção e infra-estrutura no campo.

“O Plano Safra pode irrigar os assentamentos, no sentido de que eles possam produzir mais e ter uma melhor infra-estrutura. Nossa idéia é superar a questão da monocultura e ter uma lavoura mais diversificada, que garanta mais renda e segurança para os agricultores familiares”, disse o ministro no encontro, que será encerrado amanhã (28).

Cassel afirmou ainda que o país superou a fase de discussões sobre a inflação e pacotes econômicos, e agora discute o tipo de desenvolvimento que deseja para o setor rural. Sobre a reforma agrária, disse que "hoje nós temo que responder a questões que envolvam as terras públicas, a assistência técnica para os assentados e a produção dos assentados, para que os assentamentos sejam reconhecidos como espaço de geração de trabalho e renda, e espaço de produção qualificada de alimentos”.

Dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário apontam que mais de 4 milhões de famílias de agricultores, pescadores, extrativistas, comunidades quilombolas e indígenas são responsáveis por 77% das áreas produtivas e dos empregos no campo. Ainda de acordo com o ministério, 60% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros são produzidos pelos pequenos agricultores.

Fonte : Agência Brasil. Por: Erich Decat.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br