Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

\"\"Limite da propriedade da terra e sua função social é o tema principal do evento

Por  Suzane Durães

Será realizada, no dia 25 de agosto, das 9 às 17h, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, a 4ª Conferência da Paz no Brasil. Esse ano, o tema principal é o "Limite da propriedade da terra e sua função social - O uso sustentável dos recursos naturais". 

O objetivo é contribuir na construção de uma cultura de paz e não-violência no Brasil, por meio do diálogo entre as Igrejas, entidades da sociedade civil e os órgãos do Estado. Além de contribuir com a Campanha do Fórum da Reforma Agrária e Justiça no Campo "Limite da propriedade da terra: em defesa da Reforma Agrária e da soberania territorial e alimentar", que acontece desde 2000 e reúne 47 organizações do campo.

A Campanha é uma ação de conscientização e mobilização da sociedade brasileira para incluir na Constituição Federal um novo inciso que limite às propriedades rurais em 35 módulos fiscais. Áreas acima dos 35 módulos seriam automaticamente incorporadas ao patrimônio público. 

A Conferência é uma iniciativa do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC),da Universidade Católica de Brasília (UCB), Pastorais Sociais (CNBB), Movimento Amigos da Paz, Caritas Brasileira, Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), CPT, Fórum Nacional pela Reforma Agrária, Conselho Indigenista Missionário (CIMI), IBRADES, entre outros.

A programação do evento contará com a participação do bispo do Xingu, Dom Erwin Krautler, o jurista e professor Fábio Konder Comparato, entre outros.

Confira a programação:

  9h Abertura:

- Grupo de Teatro da Universidade Católica de Brasília

- Mesa de autoridades

 10h - Mesa - Testemunho de Dom Erwin Krautler - Bispo do Xingu

 11h - Debate: perguntas e intervenções dos inscritos

 12h - Intervalo

 13h - Coral da Universidade católica de Brasília

 13h30 - Mesa: "Terra: mercadoria ou bem social?" - Prof. Fábio Konder Comparato

 14h15 - Debate: perguntas e intervenções dos inscritos

 15h15 - Mesa: Campanha Limite de propriedade da terra... (Entidades promotoras)

 16h - Apresentação do documento final e propostas - Prof. Guilherme Delgado

 17h - Encerramento

Realização: Câmara dos Deputados - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) - Pastorais Sociais (CNBB) - Movimento Amigos da Paz - Comunidade Baha´i - Iniciativa das Religiões Unitas /URI  - Caritas Brasileira - Unipaz - Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) - CPT - Fórum pela Reforma Agrária - Conselho Indigenista Missionário(CIMI) - Viva Rio - IBRADES - Movimento dos Focolares - Universidade Católica de Brasília - Comissão Brasileira de Justiça e Paz - Fórum Permanente de Defesa do Rio São Francisco - Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br