Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Evento acontecerá dia 25 de agosto, das 9h às 17h

Está disponível no site da Câmara dos Deputados (http://www2.camara.gov.br/eventos/vi-conferencia-da-paz-no-brasil) o formulário de inscrição para a 4ª Conferência da Paz, que terá como tema principal "O Limite da Propriedade da Terra e sua função social". A Conferência será realizada dia 25 de agosto, das 9h às 17h, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.

Organizado pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) em parceria com diversas entidades, o evento debaterá sobre os projetos de lei relacionados aos temas propostos. Além disso, contribuirá para a construção de uma cultura de paz e não-violência no país. por meio do diálogo entre Igrejas, entidades da sociedade civil e os órgãos do Estado. Este ano, contribuirá com a Campanha "Limite da propriedade da terra: em defesa da Reforma Agrária e da Soberania Territorial e Alimentar", realizada pelo Fórum da Reforma Agrária e Justiça no Campo. Trata-se de uma ação de conscientização e mobilização da sociedade brasileira para incluir na Constituição Federal um novo inciso que limite às propriedades rurais em 35 módulos fiscais. 

O Brasil tem a segunda maior concentração da propriedade fundiária, em todo o planeta. O latifúndio gera a desigualdade social, a degradação do meio ambiente, o aumento da violência. No Brasil, 2,8% do total das propriedades rurais do país são latifúndios e ocupam 56,7% das terras agriculturáveis. Os minifúndios representam 62,2% dos imóveis e ocupam 7,9% da área total.

*Suzane Durães

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br