
Bandeiras durante manifestação de esquerda no Recife (PE) - Anderson Stevens / Comunicação mandato de Rosa Amorim
O ato no Recife acontece às 15 horas e foi convocado por cinco centrais sindicais – CUT, CTB, Força Sindical, UGT e Nova Central – que atuam em Pernambuco. O Parque Treze de Maio fica no encontro das ruas do Hospício e Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista, centro do Recife.
Dois dos temas em questão aparecem como pontos de questionamento num plebiscito popular promovido por organizações da sociedade civil e previsto para o segundo semestre deste ano. A ideia é questionar milhões de brasileiros sobre essas três pautas: a escala 6×1, a jornada de 44 horas e a criação de um imposto especial sobre grandes fortunas que hoje não são taxadas.
O Governo Federal enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 1087/2025, que altera a tabela do Imposto de Renda (IR), garantindo isenção para quem recebe até R$ 5 mil. Mas o projeto ainda precisa ser aprovado pelos deputados federais e senadores.
Já a redução da jornada de trabalho e da escala 6×1 são objetos de um projeto de emenda constitucional (PEC) da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP). Apenas sete dos 25 federais pernambucanos apoiaram a pauta de imediato. Após pressão das redes sociais, outros sete assinaram em favor da tramitação, mas sem garantir que votarão pela aprovação.