
Um mutirão para a construção de corredores agroecológicos foi realizado na comunidade Nova Canaã, em Tracunhaém, Mata Norte de Pernambuco. A atividade aconteceu na última quarta-feira, 23. Corredores agroecológicos são faixas de terra contínuas e intercaladas onde são plantadas diferentes espécies de alimentos e de plantas de cobertura. Por meio da consorciação e da rotação dessas culturas, os corredores permitem otimizar o uso dos bens naturais, como a água, além de aumentar a biodiversidade e a resistência às mudanças bruscas de temperatura. Além disso, as plantas se beneficiam mutuamente, contribuindo para a saúde do solo.

No caso da agricultora Neide Maria, esta foi a primeira vez que ela implantou um corredor agroecológico em seu lote com o apoio de outros agricultores e agricultoras. "Já tinha participado de outros mutirões, mas ainda não no meu lote. Essa foi a primeira vez e eu gostei muito: das conversas, da animação e do resultado", comenta.
A ação foi realizada pela CPT em parceria com o Projeto Sementes da Mata. O projeto é vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O projeto atua em parceria com organizações e movimentos sociais em 10 comunidades de Pernambuco, promovendo a formação de estudantes, pesquisadores e famílias camponesas para o fortalecimento da agroecologia e a preservação ambiental.