Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O dia 1º de maio, que em 2021 cairá num sábado, será comemorado por organizações e movimentos sociais do campo com ações de solidariedade na região do Pajeú, Sertão de Pernambuco. As ações serão realizadas em torno da Campanha Mãos Solidárias, que desde o ano passado vem realizando doações alimentos, além de itens de proteção e de higiene.

 

Cerca de três toneladas de alimentos doadas por comunidades camponesas da região do Pajeú e Moxotó serão destinadas a bairros do município de Afogados da Ingazeira com ajuda de voluntários e voluntárias, num gesto de solidariedade que dá continuidade às ações que vêm ocorrendo durante a pandemia da Covid-19. As ações começaram já nessa quinta-feira, 29, com mutirões, arrecadações e colheitas dos alimentos nas comunidades de Riacho dos Porcos, Severo, Ramada da Quixabeira, Cachoeira dos Guilhermes, Fundões e Umburana. 

Imagens: CPT Pajeú (PE)

A semana de solidariedade em referência ao dia 1º de maio conta com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Região do Sertão de Pernambuco, do Movimento Camponês Popular (MCP), do Benvirá, da Pastoral da Juventude Rural (PJR), da Diaconia, do Fórum de Mulheres do Pajeú, de Agentes Populares de Saúde, além de voluntários e voluntárias.

Para Neidjane Cordeiro, da PJR, os trabalhadores e trabalhadoras precisam de vacina e de alimentos. “O povo precisa de vacina no braço e comida no prato. Cortar os benefícios sociais durante a pandemia é crime”. Ações como essa cumprem papel fundamental na pandemia, pois contribuem para amenizar os impactos causados pela quarentena e pelo coronavírus aos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade. A campanha continuará buscando parceiros e parceiras para prosseguir com as ações e poder chegar a mais famílias.

É o povo cuidando do povo e em defesa da vida.

Com informações Equipe CPT Sertão do Pajeú

 

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br