Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O agravamento dos conflitos por terra e da violência contra camponeses e camponesas na Mata Sul do estado é o tema da Audiência Pública que será realizada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) amanhã (30), às 16h30.  Devido à pandemia da Covid19, o evento ocorrerá de modo virtual.

A Audiência é fruto de reivindicações das comunidades atingidas pelos conflitos e de organizações sociais que acompanham o caso, como a CPT, a Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora e a FETAPE.

Durante a pandemia do coronavírus, aumentaram na Zona da Mata Sul de Pernambuco a violência no campo e o avanço sobre terras em que vivem comunidades posseiras antigas. Essa situação atinge comunidades como Fervedouro, Barro Branco, Laranjeiras, Caixa D’Água e Várzea Velha, localizadas em Jaqueira; comunidade Pau D’Óleo, em Catende; comunidade Batateiras, em Maraial; Canoa Grande, em Tamandaré; e Roncadorzinho, em Barreiros.

São aproximadamente seis mil agricultoras e agricultores que estão sofrendo ameaças de expulsão de terras por parte de empresários dos setores sucroalcooleiro, imobiliário e pecuarista. Além das ameaçadas de expulsão, também há relatos de ameaças de morte, perseguições e tentativas de assassinatos contra quem resiste na terra. As famílias reivindicam que o Governo do Estado intervenha, garantindo-lhes o direito às terras em que vivem há gerações.

A Audiência é organizada pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural e pela Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da ALEPE. Estarão presentes representantes das comunidades, organizações sociais que acompanham o caso,  entidades do poder público e parlamentares. Representantes de empresas do setor sucroalcooleiro, imobiliário e pecuário, denunciadas nos conflitos, também foram convocados.

A Audiência Pública será transmitida ao vivo pelo canal da Assembleia Legislativa no Youtube: https://www.youtube.com/alepenoyoutube

Serviço:

O quê? Audiência Pública "Conflitos no Campo: A violência contra agricultores e agricultoras familiares na Mata Sul de Pernambuco";

Quando? Quarta-feira, 30 de setembro, às 16h30;

Onde? Youtube da Assembleia Legislativa de Pernambuco: https://www.youtube.com/alepenoyoutube

Outras informações:

Comissão Pastoral da Terra – Nordeste 2

Fone: (81) 3231.4445

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br