Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Mulheres e jovens camponeses do Assentamento Santa Terezinha, localizado no município de Alagoinha (PB), estão ampliando sua organização e fortalecendo estratégias para aumentar a renda a partir do beneficiamento da produção agroecológica.

Nos dias 12 e 13 de abril de 2025, foi realizada, na sede da associação da comunidade, uma oficina de beneficiamento de frutas como acerola, umbu-cajá e açaí.

A oficina ocorreu em dois momentos: teórico e prático. Durante as atividades, as famílias assentadas dialogaram sobre a importância de aproveitar a diversidade de frutas da região, compreender seus valores nutricionais e econômicos, além de classificá-las de acordo com suas características. Também foram abordados o planejamento do pomar, a escolha de diversas espécies adequadas à capacidade produtiva das propriedades e a produção de frutas com alto valor comercial. Outro ponto importante foi o aprendizado das técnicas de higienização e do manuseio das máquinas utilizadas no processamento das frutas.

Recentemente, por meio de uma emenda parlamentar, a comunidade foi beneficiada com dois kits que auxiliam no processo de beneficiamento e armazenamento da produção de polpas de frutas.

A oficina foi ministrada por Gabriela Torres e Rubens, do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Para o agricultor e presidente da associação, senhor Luiz Laudelino, foram dois dias de muito aprendizado. Na sua opinião, houve teoria e prática, a comunidade ficou muito satisfeita e, a partir de agora, se sente mais preparada para ampliar a produção e aproveitar a diversidade de frutas que temos na comunidade.

 

 

Foto: Equipe CPT Guarabira (PB)

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br