Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Em Mossoró (RN), um grande ato público marcou o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora. Na ocasião, como parte de uma ação nacional, mais 100 camponesas acompanhadas pela CPT lançaram a 7ª Marcha das Margaridas, que acontecerá nos 15 e 16 de agosto, em Brasília. Neste ano, o lema da marcha é “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”.

A Marcha das Margaridas é uma ampla ação estratégica das mulheres do campo e da floresta, realizada desde o ano 2000. O período escolhido faz memória à Margarida Maria Alves – agricultora e líder sindicalista assassinada em 1983 quando lutava pelos direitos dos trabalhadores na Paraíba.

Com palavras de ordem, músicas e falas das mulheres e organizações que construíram o ato, a caminhada partiu da praça Miguel Faustino e seguiu até a praça do Pax.

Segundo Hilberlândia Andrade, agente pastoral da CPT em Mossoró, no percurso, pelas ruas do Centro da cidade, as pessoas tiraram todos e vibraram com as mulheres. “O ato foi muito bom. Fazia tempo que a gente não tinha um ato tão animado. Teve mulheres de vários municípios que a CPT e atua”, contou.

 

Mês da Mulher Trabalhadora em Mossoró (PB)

Nesse mês de luta estão acontecendo diversas atividades no município. A programação foi iniciada no dia 1º com uma atividade com o grupo de Mulheres Arteiras do Abolição IX, plenária, em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos - UFERSA.

No dia 03, houve uma plenária dos movimentos de mulheres para a participação na conferência municipal de saúde. No dia 05, aconteceu a oficina de confecção de adereços para o 8 de março.

A comunidade dos Pintos e o coletivo Motim Feminista foram responsáveis por uma atividade com o Grupo de Mulheres Sementes Urbanas no dia 07.

Já no dia 08 de março, além do ato público pela manhã, também no Centro, no segundo horário houve o Artvismo sobre o tema do Dia Internacional da Mulher deste ano em Mossoró, na praça do PAX.

No dia 09, aconteceu a palestra sobre envelhecimento e familismo no contexto de desproteção, no auditório da FASSO/UERN.

A próxima atividade será uma roda de conversa sobre as trabalhadoras terceirizadas da UERN, no dia 21, às 15h, no auditório da FASSO. 

 

 

Foto: Reprodução / Equipe CPT Mossoró (RN) /

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br