Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Na segunda-feira, 27, a CPT Campina Grande, o Coletivo Curimataú, o FOLIA, entre outras organizações que lutam por segurança e soberania alimentar, participaram de um “banquetaço” em comemoração do retorno do Consea – Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional.

O Consea teve suas atividades encerradas pelo governo de Jair Bolsonaro e foi recriado pelo atual governo Lula. Formado por  entidades e cidadãos da sociedade civil, o órgão voltará a trabalhar na formulação de políticas públicas de combate à fome e incentivo à produção de alimentos saudáveis no país.

“A luta por segurança e soberania alimentar é luta por justiça e para garantir o direito humano à alimentação. Por isso, participamos junto às organizações da Articulação do Semiárido Paraibano – ASA/PB, desta mobilização que acontece simultaneamente em diversos estados do país”, disse Vanúbia Martins, da equipe de formação da CPT e agente pastoral da equipe de Campina Grande.  Além de Campina Grande (PB), a iniciativa também foi realizada em Fortaleza (CE), Palmas (TO), Sertãozinho e São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Dourados (MT) e outras cidades.

Na Praça da Bandeira, situada no Centro de Campina Grande, entre 10h e meio-dia foram distribuídas 1000 refeições à população presente, chamando atenção dos campinenses para a problemática da fome e a necessidade de salvaguardar o direito humano a alimentação.

Quem foi à praça pôde se deliciar com alimentos saudáveis ao som de samba e forró na voz da cantora Savana Aires. No ato, as falas reforçaram a importância de uma política de segurança alimentar, garantia de acesso à terra e à água através da efetivação da Reforma Agrária, além, claro, de reforçar a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida.

O banquete, que teve doação de camponesas e camponeses agroecológicos articulados pelas organizações, foi a base de feijão, macaxeira, batata doce, galinha de capoeira, frutas, sucos, mel, cuscuz, xerém, doces, bolos etc. Uma diversidade de alimentos agroecológicos prontos para o consumo. Algumas pessoas ainda levaram a refeição para casa.

 O banquetaço teve apoio do Consea/PB, Fórum Paraibano de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – FPBSSAN, ASA Paraíba e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

 

Foto: Vanúbia Martins

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br