A Comissão Pastoral da Terra (CPT) em Cajazeiras sediou, no dia 30 de agosto, o I Encontro das Juventudes da Reforma Agrária, Quilombolas e Ciganos, um momento histórico de partilha, aprendizado e fortalecimento das lutas das juventudes do campo e das comunidades tradicionais na Paraíba.
Com o tema “Educação e Agroecologia”, o encontro abriu espaço para oficinas, palestras, rodas de conversa e uma intensa programação cultural. A agenda incluiu café coletivo de abertura, apresentação das juventudes quilombolas, debates sobre educação, agroecologia, Pronaf e Fomento Jovem, além de um carrossel de experiências que aproximou realidades diversas.
O ponto alto foi a plenária final, em que os participantes construíram a Carta da Juventude, documento que reúne propostas e reivindicações para garantir políticas públicas de educação transformadora, apoio à agroecologia e condições de permanência no campo, em diálogo com o Estado e a sociedade.
O encontro foi realizado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), da Cooperar e da Empaer, em parceria com a CPT – Sertão/PB. A iniciativa contou ainda com o apoio do IFBDS, PROCASE, COOPERAR e das prefeituras de Aparecida, Marizópolis, Cajazeiras e Triunfo.
Para a equipe da CPT, o encontro reafirmou a importância da organização, resistência e luta por políticas públicas que contemplem as juventudes camponesas, quilombolas e ciganas.
Foto: Equipe CPT Cajazeiras (PB)