Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Cruz Sem Males chegou nesta quinta-feira, 14 de setembro, à Zona Rural de União dos Palmares. A Quase-Paroquia de Nossa Senhora de Lourdes organizou uma caminhada de 3km, da estrada de acesso ao povoado de Rocha Cavalcante até a Igreja Matriz, para acolher o símbolo da Romaria da Terra e das Águas.

Produzida de forma artesanal e artística pelos monges da Catita, em 2002, a Cruz Sem Males permanece em União dos Palmares até a 30ª Romaria da Terra e das Águas, que ocorrerá nos dias 04 e 05 de novembro, na Serra da Barriga. Com o apoio do padre José Lourenço, a cruz percorrerá todas as comunidades rurais ligadas à Quase-paróquia, onde serão rezados o tríduo em preparação para a Romaria.

Antes da caminhada pelas estradas da zona rural do município, o coordenador da CPT em Alagoas, Carlos Lima, utilizando o texto produzido pelos Monges da Catita, recheado de passagens bíblicas, explicou os elementos talhados na Cruz.

“Nas extremidades das duas hastes, existe uma seta como a indicar uma direção, a da ‘Terra sem Males’. Mas não se pode perder a visão do que está na frente (Fl 3, 13-14), e por isso a seta aponta também para frente. No braço, os elementos decorativos que representam, de um lado, a raça branca, com as linhas curvas, da herança europeia desde as conquistas; Do outro lado, a raça nativa, ameríndia, com suas linhas retas e formas quadrangulares. No braço, na sua parte superior, estão representados motivos afros, próprios da raça negra. As três raças se juntam em Jesus Cristo que disse: ‘Quando for elevado da terra, atrairei todos a mim’ (Jo 12,32). É com Ele que as três raças partem para conquistar a Terra sem Males”, explicou Lima.

O padre José Lourenço, como anfitrião da Quase-paróquia, realizou ainda antes da caminhada uma motivação orante e concluiu com a oração do Pai- Nosso. Na procissão, a Cruz Sem Males  foi carregadas por diversas comunidades. Os jovens foram os primeiros a carregar a cruz.

Cerca de 300 pessoas participaram das celebrações e caminharam todo o percurso, com bastante animação, cantando e rezando, em direção à Igreja Matriz. Ao chegar no destino, foi celebrada a santa missa e encerrada a programação com a distribuição de cartazes e subsídios da Romaria.    

 

30ª Romaria da Terra

A edição comemorativa de 30 anos da Romaria da Terra e das Águas está marcada para a noite do sábado, dia 4 de novembro, até o amanhecer do domingo, 5.  São esperados mais dois mil romeiros e romeiras, vindos de diversas partes de Alagoas, além de convidados especiais. Os músicos Zé Pinto e Zé Vicente e o bispo presidente da CPT Nacional, Dom Enemésio Angelo Lazzaris já confirmaram participação.

Fonte: CPT Alagoas

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br