Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Feira levará a Capital alagoana toneladas de alimentos produzidos por camponeses e camponesas das áreas de Reforma Agrária de todo o estado

 

Começa nesta quarta-feira, dia 24, e vai até o próximo dia 27, a 17ª edição da Feira Camponesa, que será realizada na Praça da Faculdade, em Maceió/AL. Com o lema “Plantar, colher e repartir”, a Feira reunirá mais de 100 agricultores e agricultoras de assentamentos da Reforma Agrária das regiões do sertão, zona da mata e litoral do estado, que irão comercializar toneladas de alimentos a preços justos e livres de agrotóxicos.

 

“A feira, organizada pela Comissão Pastoral da Terra de Alagoas, é uma expressão da capacidade dos camponeses e camponesas de produzirem alimentos de qualidade. É uma manifestação camponesa na capital, no centro urbano, trás o espaço, o jeito do campo para a cidade e aproxima os que produzem dos que consomem”, ressalta o coordenador regional da CPT, Carlos Lima.

 

A abertura do evento está marcada para as 8h da manhã do dia 24. Na ocasião um café da manhã com produtos da Reforma Agrária será ofertado para convidados e convidadas, autoridades, representantes de instituições e companheiros de sindicatos, organizações e movimentos sociais parceiros na luta em defesa da agricultura camponesa.

 

Macaxeira, abacaxi, banana, laranja, mel, côco, ovos de capoeira, feijão, batata, inhame, hortaliças. Estes são alguns dos vários alimentos produzidos de forma agroecológica que estarão disponíveis para toda a população nas mais de 100 barracas de feirantes. Além da comercialização dos alimentos, a feira também contará com várias atrações, como a tradicional Casa de Farinha, que oferecerá beiju e farinha produzidos na hora para o público, além do Restaurante Camponês, que terá em seu cardápio comidas típicas do campo a preços populares, como galinha velha, rabada e buchada.

 

O evento também contará com programação noturna, todas as noites, sempre a partir da 19h. Na quarta-feira, dia 24, subirão no palco da Feira Camponesa os grupos Samba da Ladeira e a reconhecida Seresta da Pitanguinha. Na quinta-feira, dia 25, é a vez do forró pé de serra do Trio Nó Cego e Guilla Gomes, com seu pop rock. Já na sexta-feira, dia 26, a festa ficará por conta de Cleber Canto e o forró pé de serra de Pinóquio do Acordeon e banda, além da realização do tradicional bingo de um carneiro. A Feira Camponesa funcionará todos os dias, das 6h até as 23h, com exceção do sábado que se encerá as 14h.

 

Para Carlos Lima, da CPT, a realização da Feira Camponesa é um exemplo, uma conquista, e mostra a importância da luta pela terra em um estado estado marcado pela exclusão social fruto da concentração de terras e do monocultivo da cana de açúcar”.

 

Outras informações:

Carlos Lima

Fone: (82) 9137. 6112

Heloísa Amaral

Fone: (82) 9341.4025

 

Serviço:

O que: 17 Feira Camponesa – Plantar, colher e repartir

Quando: De 24 a 27 de outubro de 2012

Onde: Praça da Faculdade, bairro do Prado – Maceió/AL.

 

Programação Noturna:

Local: Palco da Feira Camponesa – Praça da Faculdade, bairro do Prado, Maceió/AL

Hora: A partir das 19h

 

Quarta-feira, dia 24/10

Samba da Ladeira

Seresta da Pitanguinha.

 

Quinta-feira, dia 25/10

Trio Nó Cego

Guilla Gomes

 

Sexta-feira, dia 26/10

Cleber Canto

Pinóquio do Acordeon e banda

Tradicional Bingo de um Carneiro

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br