Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, empossou na manhã desta quarta-feira os 21 novos integrantes da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (Ctnbio) para um mandato de dois anos. A comissão possui um total de 27 integrantes e terminou o ano passado desacreditada, após três tipos de milho transgênicos serem barrados por uma liminar emitida pela justiça do Paraná.

De acordo com nota da assessoria da comissão, o presidente da instituição no ano passado, Walter Colli, especialista na área de saúde humana, foi reeleito esse ano e tomou posse do cargo na parte da manhã com os demais técnicos.

De acordo com informações da CTNBio, concorreram com Colli para o cargo, o cientista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Edilson Paiva, e o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Luiz Antonio Barreto de Castro. Após a eleição de Colli, Paiva foi nomeado como vice presidente da comissão para esse ano.

Na reunião, o ministro fez um balanço dos trabalhos da Comissão nos últimos dois anos e concluiu que em 2006 foram feitas 420 deliberações, entre elas a dos três milhos bloqueados pela justiça. De acordo com fontes do setor, a expectativa para 2008 é de que a comissão fique mais fortalecida, ainda mais depois que o Conselho Nacional de Biossegurança (CNB) liberou as três variedades do milho da Monsanto, MON810, da Bayer, LL.

Ficarão para serem analisadas na próxima reunião as variedades de milho desenvolvidas pela Syngenta.

Nas primeiras reuniões do ano realizadas ontem e hoje, estão sendo discutidos 11 itens para liberação. Entre eles o arroz tolerante a glufosinato de amônio, da Bayer. O algodão da Bayer tolerante ao glifosinato de amônio e a vacina inativada da empresa Fort Dodge Saúde Animal contra Circovirose Suína.

Fonte: Gazeta Mercantil

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br