Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Federação dos Trabalhadores em Agricultura de Pernambuco (Fetape) vai voltar hoje a Palmares, onde ocorreu o acidente com um ônibus de trabalhadores rurais na manhã da última terça-feira. Segundo o presidente da Fetape, Aristides Santos, o objetivo é reunir os sindicatos rurais dos municípios de Água Preta, Palmares e Joaquim Nabuco para iniciar uma fiscalização rigorosa contra os ônibus que circulam naquela região. Na colisão de anteontem, duas pessoas morreram e pelo menos outras 31 ficaram feridas. De acordo com a polícia, apenas duas delas continuam internadas e não correm risco de morte.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Palmares, que ainda não sabe informar as causas do acidente.

Segundo Aristides Santos, a união dos sindicatos dos trabalhadores rurais será importante para evitar que novos acidentes dessa natureza aconteçam. Segundo denúncias, o coletivo que se envolveu no acidente de ontem não tinha condições de trafegar nas estradas e o condutor não era habilitado para dirigir. "Vamosorientar as pessoas a fiscalizar o trabalho da polícia. Isso quer dizer que cada vez que o veículo em condições ruins passar pela Polícia Rodoviária Federal ou até mesmo pela Polícia Militar e não for parado, esses policiais devem ser questionados e denunciados pela imprudência", explicou Aristides.

Dos 45 trabalhadores rurais clandestinos que saíram de Joaquim Nabuco para trabalharem no engenho Vida Nova, em Água Preta, dois morreram na colisão entre o ônibus e um Gol e dois permanecem internados no Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. Os demais tiveram apenas ferimentos leves e já foram liberados. Grande parte deles foi atendida no Hospital Regional de Palmares. No hospital de Caruaru ainda estão hospitalizados o motorista do Gol Manoel Messias de Souza Máximo, 35 anos, e uma mulher que não teve a identidade revelada. As duas vítimas foram Cloves José da Silva, 38, e Luiz Carlos Manoel da Silva, 25.

O delegado Regional de Palmares, Renivaldo Bezerra Pinto, informou que ainda é cedo para afirmar quem foi o responsável pelo acidente. "Já iniciamos as investigações mas só podemos dizer quem estava errado depois que recebermos o laudo do Batalhão de Polícia de Trânsito", afirmou. Já a Superintendência Regional do Trabalho adiantou que vai continuar as investigações quanto ao trabalho clandestino que acontece no engenho Vida Nova. "Caso as atividades estejam sendo desenvolvidas de forma irregular vamos aplicar as multas devidas", afirmou o auditor fiscal da Superitendência Regional do Trabalho Paulo Mendes.

Diário de PErnambuco, 14/02/08.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br