Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Um estudo da Escola Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP) considera que o Brasil, por conta do desmatamento da floresta amazônica, está entre os cinco maiores emissores de dióxido de carbono (CO2), gás causador do efeito estufa. Segundo o estudo, o Brasil emitiu cerca de 1, 140 bilhão de toneladas de CO2 em 2006 e 75% destas emissões são resultado da queima e derrubada da floresta.

Os dados são superiores aos divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente, que calculou em 900 milhões de toneladas a emissão de CO2 resultante do desmatamento.

Para José Goldemberg, especialista do Instituto responsável pelo estudo, a diferença entre seus dados e os do Ministério é quase equivalente, e esta situação já pode ser considerada inquietante pelo país. Ele aponta que é necessário reduzir urgentemente o desmatamento, em grande parte causado pelas plantações de soja e pela criação de gado. Caso isto ocorra, Goldemberg afirma que o país ocuparia 18ª posição nesta lista de países emissores de gases causadores do efeito estufa.

A análise do especialista é uma projeção, baseada nos dados do inventário do clima, documento que analisou as emissões de CO2 no país entre 1990 e 1994. Em fevereiro deste ano, a Organização Não Governamental ambiental WWF divulgou um relatório que também apontava o desmatamento como principal responsável pela posição do país no ranking dos maiores emissores. Os Estados Unidos lideram este ranking sendo responsáveis por cerca de 35% das emissões de CO2 no mundo.

Fonte: Radioagência Notícias do Planalto

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br