Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O Grito dos Excluídos, o Serviço Pastoral dos Migrantes, a Comissão Pastoral da Terra e a Rede Social de Justiça e Direitos Humanos organizam, de 26 a 28 de fevereiro, em São Paulo , um seminário internacional sobre os impactos da expansão da indústria da cana-de-açúcar na América Latina.

O objetivo inicial do seminário é promover o intercâmbio de informações entre entidades e movimentos sociais que trabalham e/ou sofrem com os impactos provocados pela expansão da indústria da cana-de-açúcar. O seminário pretende também discutir questões ligadas ao biocombustível, bem como pensar possíveis formas das entidades e movimentos sociais desenvolverem estratégias de comunicação e articulação conjuntas que visem monitorar e denunciar os impactos da expansão da cana para os direitos humanos e ambientais.

O seminário contará com a presença de representantes de outros cinco países da América Latina, Hector Mondragon da Colômbia, Julian Xalcut da Guatemala, Petronila Urena da República Dominicana, Gerardo Cerdas da Costa Rica e Gerardo Linos da Bolívia, que farão o resgate da situação da expansão da cana em cada um dos países representados.

Programação:

Dia 26

Manhã:

Exposições sobre a expansão da indústria da

cana no Brasil e suas

conseqüências

Tamás Szmrecsányi (enfoque histórico e atual da indústria canavieira)

Pedro Ramos (enfoque nas questões econômicas)

Maria Aparecida de Moraes (enfoque nos aspectos trabalhistas)

Beto Novaes (enfoque no tema da migração)

Tarde:

Exposições sobre a expansão da indústria da cana no Brasil e suas

conseqüências

CPT – José Plácido Jr.

SPM – José Carlos Pereira

MST – Edvar Lavratti

Sindicato de Cosmópolis – Carlita da Costa

Rede Social - Monica Martins

Dia 27

Manhã e Tarde : Panorama Latino Americano

- Hector Mondragon (Colômbia)

- Julian Xalcut - CLOC – (Guatemala)

- Petronila Urena (República Dominicana)

- Gerardo Cerdas (Costa Rica)

- Gerardo Linos (Bolívia)

Dia 28

Manhã:

Sistematização do debate

Tarde

Planejamento e encaminhamentos

Contatos:

Luciane Bassegio - Grito dos Excluídos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Nelson Bison - Serviço Pastoral dos Migrantes (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Plácido Junior - Comissão Pastoral da Terra (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Maria Luisa Mendonça - Rede Social de Justiça e Direitos Humanos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br