Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

No dia 12 de fevereiro de 2005, a irmã Dorothy Stang, missionária americana naturalizada brasileira, da congregação das irmãs de Notre Dame de Namur, foi covardemente assassinada com seis tiros no município de Anapu

região em que era tida como uma das lideranças na defesa das causas ambientais, agrárias e de direitos humanos, no estado do Pará. O cruel assassinato da Irmã Dorothy foi mais um capítulo das histórias de violência, assassinatos, grilagem de terras, trabalho escravo e destruição que assolam a Amazônia. Dois anos depois e os mandantes do seu assassinato continuam soltos. A comoção mundial e a mobilização popular em torno do caso foram fundamentais, mas mesmo assim

ainda são registrados muitos crimes praticados por madeireiros e fazendeiros que têm seus interesses econômicos ameaçados. Diante dessa situação, entidades e movimentos sociais instituíram o dia 12 de fevereiro como um dia de luta em defesa da Amazônia e contra a impunidade.

Esse ano, as atividades têm início hoje, com uma mesa redonda intitulada ‘Construção de Alternativas Populares para a Amazônia’, que terá início às 18:30 na Igreja Luterana, em Belém, capital do estado do Pará. No dia 11, acontecerá uma missa em memória à irmã Dorothy, que será realizada na paróquia Santa Maria Goreth, a partir das 19 horas, em Guamá, no Pará. No dia 12, segunda-feira, uma celebração ecumênica está programada para as oito horas da manhã, na Praça Felipe Patroni, em frente ao Tribunal de Justiça do Pará, em Belém. Durante o ato, os participantes receberão doações voluntárias de brinquedos, roupas e materiais didáticos, que serão destinados ao acampamento Carlos Prestes, do MST, em Irituia, no estado do Pará. Ainda no dia 12, às 17 horas, a governadora Ana Júlia Carepa receberá uma comissão dos movimentos sociais, que apresentará documento sobre a situação no campo após a morte de Dorothy. O bispo do Xingu, D. Erwin Krautler, que sofre ameaças de morte, participará da audiência.

Outras informações:

http://www.comitedorothy.cjb.net/ A Adital noticiou e acompanhou o caso da irmã Dorothy Stang. Clique aqui para ver outras notícias sobre o caso.

Fonte: Comitê Dorothy, CPT Nacional e Consciência.net

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br