Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 Quem é do município de Aliança, Mata Norte de Pernambuco, tem agora mais uma opção para adquirir alimentos da Reforma Agrária, saudáveis e produzidos por mulheres camponesas da região. É que foi inaugurado na última sexta-feira, 16, a Casa Mulheres da Roça. O grupo, formado por agricultoras vindas de comunidades da região, incluindo assentamentos apoiados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), já vinha comercializando alimentos e produtos beneficiados em feiras e eventos. Agora, conquistaram um lugar fixo para ofertar sua produção para o público.

O espaço está localizado na rua João Batista, nº 70, próximo ao Centro de Saúde Durval Rabelo. Ali, as mulheres comercializam alimentos in natura, cultivados em suas roças, além de produtos beneficiados, como bolos, tortas, pães, biscoitos, geleias, salgados e doces. “O sonho da gente era ter um lugar fixo pra expor nossos produtos. Com muita força e graças a Deus conseguimos”, destaca Maria do Carmo dos Anjos, coordenadora do grupo Mulheres da Roça e do assentamento Mariano Sales, apoiado pela CPT na zona rural de Aliança.  

A iniciativa abre espaço para fortalecer a autonomia financeira das mulheres e a agricultura camponesa, como destaca Maria de Freiras, da CPT: “elas produzem e beneficiam os alimentos em suas casas e comercializam na cidade. Assim, conseguem ter uma renda fixa, ofertando ao povo alimentos diversificados e saudáveis. Além disso, elas estão trabalhando em um espaço coletivo. Isso fortalece a luta das mulheres, soma forças e dá mais visibilidade à agricultura camponesa”.

Foram prestigiar a inauguração da Casa das Mulheres da Roça agentes pastorais da CPT, a secretária de Agricultura de Aliança, Roseane Alves, a secretária de Turismo, Rosineide Cavalcanti, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Silva, o Vice Prefeito, Tiago Capitulino, Carol Peixoto, esposa do prefeito do município, o secretário de Agricultura de Tracunhaém, Biu do Assentamento, além de representantes do Sebrae, do Banco do Nordeste, do Santander e do Engenho Capibarim.

Imagens: Prefeitura Municipal de Aliança (PE)

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br