Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Em uma ação conjunta mais de 400 famílias de trabalhadores rurais sem terra ligados ao MST, CPT, MLST e MTL ocuparam, no início da tarde de hoje, a Fazenda Boa Vista, em Murici – há 55 km de Maceió.

A área de 572 hectares é registrada como propriedade do senador Renan Calheiros e do deputado federal Olavo Calheiros, ambos do PMDB. Os movimentos acusam a dupla de grilagem de terra com apoio de cartórios da região e conivência da antiga direção do Incra.

A ocupação foi realizada como ato político em comemoração ao dia 25 de julho, Dia do Trabalhador Rural, e antecipa as manifestações que serão realizadas no município nesta quarta-feira (25). A meta é percorrer as principais ruas de Murici denunciando a grilagem de terras e a violência no campo, bem como os desmandos da família Calheiros na região da Mata Atlântica em Alagoas. O prefeito atual da cidade é Renan Filho, o “Renanzinho”, filho do senador e sobrinho do ex-prefeito por dois mandatos Remi Calheiros.

Segundo as lideranças da ocupação, a Fazenda Boa Vista foi grilada pela família Calheiros em 2001, após a área ter sido vistoriada pelo Incra – que autorizou a desapropriação das terras para fins de Reforma Agrária. Porém, o processo foi encaminhado para Brasília sem muitas explicações, onde foi arquivado e, de acordo com os movimentos, legalizado como propriedade dos irmãos Calheiros.

A mobilização recebe o apoio de sindicalistas e estudantes que também exigem a distribuição de terras para 12 mil famílias acampadas nas rodovias em Alagoas. A concentração do ato acontece a partir das 8h, em frente ao prédio da Cervejaria Schincariol, na BR 104. Este é outro negócio nebuloso da família Calheiros, que construiu em 2001 as instalações com recursos do BNDES e isenção fiscal da prefeitura, para depois repassar para a multinacional por aproximadamente R$ 27 milhões – 17 milhões a mais do que foi inicialmente investido. Estranhamente, no mesmo período a empresa conseguiu a renegociação de uma dívida de quase R$ 100 milhões com a Receita Federal.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br