Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA FAMILIAR DE PERNAMBUCO – FETRAF-PE, tomou conhecimento através da grande imprensa do estado de Pernambuco, da realização de leilão com objetivo de garantir execução promovida pelo INSS em desfavor da USINA SALGADO S.A., localizada no município de Ipojuca.

É público e notório que o valor da execução divulgado é muito inferior ao valor real das terras a serem leiloadas e que se realizado o referido certame, promoverá um enorme prejuízo ao erário público aqui representado pelo INSS. Vale destacar que as terras são de excelentes qualidades produtivas, além de estarem situadas em localização territorial privilegiada, elevando seu valor de Mercado, bem além do avaliado para a realização do leilão. As terras dos engenhos SANTA ROSA, SÃO PAULO, CAETÉS, GENIPAPO, SÃO CARLOS E CACHOEIRA, AMBOS OBJETOS do leilão, segundo a imprensa, pertencem a USINA SALGADO S.A e estão situados no município de Ipojuca. O Engenho SANTA ROSA já foi oferecido pela Usina Salgado várias vezes em hipoteca ao BANCO DO BRASIL S.A., em garantia de dívidas, com avaliação de suas terras em R$ 2.135.709,12 (dois milhões cento e trinta e cinco mil, setecentos e nove reais e doze centavos), em 14/09/1994.

“É inaceitável que as cerca de 300 famílias de agricultores familiares/posseiros que residem e produzem seu sustento nos engenhos SANTA ROSA E CACHOEIRA, há mais de trinta anos ininterruptos, além de perderem seus únicos meios de sobrevivência, essas famílias de agricultores percam também suas casas e suas terras, pois se esses referidos engenhos forem adquiridos pelo grande latifúndio, a preço abaixo do mercado, tomada tal decisão isto vai de encontro ao projeto de inclusão social, da geração de emprego e renda, bem como da valorização da mão-de-obra da mulher e do jovem defendido pelo governo federal. Caso o leilão desses engenhos venha acontecer causará danos irreparáveis aos agricultores/posseiros que há mais de três décadas vivem dos frutos produzidos nessas terras”, afirma João Santos, presidente da Fetraf-PE.

A Fetraf-PE solicitou à Justiça Federal no estado de Pernambuco a suspensão imediata do leilão a ser realizado amanhã (24) no Fórum Thomaz de Aquino Cyrillo Wanderley, em Ipojuca, às 10:30 horas.

AÇÃO: Nesse dia (24), cerca de 500 agricultores ligados à Fetraf-PE estarão protestando em frente ao Fórum Thomaz de Aquino Cyrillo Wanderley, em Ipojuca, contra o leilão das terras da Usina Salgado S.A., pois entendemos que trata-se de um momento oportuno à reforma agrária e da forma que está sendo conduzido beneficiará de fato os detentores de terras desse País.

Fetraf-PE

Assessoria de Imprensa

CONTATO:

João Santos da Silva (Presidente FETRAF-PE)

(81) 911 6184/ 9661 2386

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br