Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Comissão Pastoral da Terra em João Pessoa (PB) está acompanhando o retorno das feiras agroecológicas que funcionam na cidade. Desde a primeira semana do mês de julho, a prefeitura e o Governo do Estado da Paraíba iniciaram um processo de retomada das atividades econômicas, onde se inserem as feiras livres e as feiras agroecológicas. 

Diante da determinação, a CPT deu início a um ciclo de reuniões com as camponesas e camponeses para avaliar e definir as estratégias do retorno das feiras. Ficou determinado o cumprimento das exigências dos protocolos de segurança sanitária, entre elas: uso dos EPIs como máscara e face shield, uso de alcool 70, testes para o COVID e distanciamento social. O primeiro grupo que retomou foi a feira do EQUILÍBRIO DO SER. Uma comissão composta por um camponês, uma camponesa e a CPT, participaram de uma reunião com a diretora do Equilíbrio do Ser onde foi acordado todo o protocolo de retomada.

De acordo com o protocolo, pessoas acima de 60 anos e crianças abaixo de 12 anos, não deve participar das feiras. Sendo assim, a feira retomou com 12 das 14 bancas no dia 29 de julho. A segunda feira a retornar as atividades foi a ECOSUL, no Bairro do Bessa, onde é realizada semanalmente, aos sábados. Em diálogo com a Secretaria de Saúde do município de João Pessoa e o coordenador do Parque Estadual Paraíba 2, a feira voltou a funcionar com 15 barracas, de forma gradativa e observando as exigências do protocolo.

Em seguida, foi retomada a feira da PRAÇA RIO BRANCO, no centro da cidade. Com 12 barracas, lideradas pelos camponeses mais jovens. A CPT se encarregou de protocolar o agendamento da feira na Secretaria de Desenvolvimento Humano, feira essa que se realiza quinzenalmente. A ECOVARZEA foi a última a retomar suas atividades, pois dependia da autorização da reitoria da UFPB, mas, no dia 07 de agosto, retornaram a feira no campus I da UFPB com 12 barracas.

Cada feira foi realizada com 2 camponeses e camponesas por barraca, seguindo os cuidados da não aglomeração entre outros já citados. Para o reinício dos trabalhos das feiras, a CPT mobilizou 100 camponesas e camponesas que estão diretamente envolvidos na comercialização dos produtos agroecológicos. A principal ação da CPT nesse momento foi articular os camponeses e os órgãos responsáveis para autorização das feiras, orientar e organizar os camponeses e camponesas, na prática do uso dos equipamentos de proteção individual.

Em parceria com a entidade CAFOD, a CPT adquiriu os EPIs (termômetros, máscaras, viseiras de proteção facial, luvas, álcool 70% e fitas para isolamento dos locais das feiras), fez também distribuição com os grupos de feirantes. A equipe da CPT está acompanhando de perto cada feira para garantir a barreira sanitária apoiando o isolamento dos espaços, o distanciamento das bancas com um espaço mínimo de 3 metros, a distribuição dos EPIs e aferição da temperatura dos clientes ao entrar no espaço da feira.

O trabalho realizado pela CPT está sendo gratificante por acompanhar a reintegração dos camponeses em sua atividade econômica e social que expressam a satisfação no reencontro com os companheiros e seus clientes. O papel da CPT tem sido educativo na orientação da prática do uso dos EPIs, pois apresentam resistências por se tratar de acessórios novos no nosso cotidiano.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br