Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 

O Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e o Bispo auxiliar Dom Limacêdo Antônio visitarão, na tarde desta sexta-feira, 14/08, a comunidade de pequenos agricultores e agricultoras do Engenho Fervedouro. A comunidade, localizada no município de Jaqueira, Zona da Mata Sul de Pernambuco, enfrenta um dos mais graves conflitos por terra no estado de Pernambuco e um dos maiores registrados nos últimos dez anos na região. Além das autoridades religiosas, a visita contará também com a presença dos Deputados Estaduais Doriel Barros e Isaltino Nascimento, de representantes da FETAPE e de agricultores e agricultoras que igualmente enfrentam conflitos por terra em outros municípios da Zona da Mata Sul do estado.

Na ocasião, os Bispos e Deputados conhecerão de perto a realidade das famílias. A comunidade de Fervedouro luta para permanecer na terra em que vive há gerações e enfrenta um conflito por terra provocado pela empresa Agropecuária Mata Sul S/A, cujo representante é o empresário Guilherme Cavalcanti de Petribú de Albuquerque Maranhão. Membro de uma tradicional família ligada ao setor sucroalcooleiro em Pernambuco, o empresário também é irmão de Marcello Maranhão, prefeito do município de Ribeirão. A empresa Agropecuária Mata Sul S/A arrendou as terras da Usina Frei Caneca, a qual possui uma dívida multimilionária com o Estado de Pernambuco.

Desde que a empresa chegou ao local, em 2017, as famílias relatam frequentes violações de direitos, como: destruições e queimadas de lavouras e de mata nativa, destruição de cercas, destruição de fontes d'água, contaminação de lavouras e de fontes de água por agrotóxicos, impedimento de circulação, vigilância com drones, esbulho de suas posses, presença de milícia armada e privada, tentativas de criminalização dos agricultores junto à Polícia Militar e à Justiça, perseguição, intimidação, ameaças de morte e tentativa de assassinato, o qual está sendo investigado pela Polícia Civil. Atualmente, existem dezenas de ações possessórias, coletivas e individuais, ajuizadas pela empresa contra famílias do local. Recentemente, as famílias da comunidade receberam a informação de que há uma lista de agricultores e agricultoras marcados para morrer.

As famílias agricultoras e organizações sociais que acompanham o caso têm cobrado do Governo de Pernambuco uma atuação enérgica a fim de cessar a violência no local. Uma das principais reivindicações feitas ao governo é a cobrança dos débitos multimilionários da Usina Frei Caneca para que sejam revertidos em terra para as famílias agricultoras que lá vivem há gerações.

Serviço:

O que: Visita de Dom Fernando Saburido e Dom Limacêdo a área de conflito por terra em Jaqueira, Zona da Mata Sul de Pernambuco.

Quando: Na tarde desta sexta-feira, 14/08.

Onde: Comunidade do Engenho Fervedouro, Jaqueira, Zona da Mata Sul de Pernambuco.

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br