Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

As 100 famílias do Acampamento Nova Vida e Pau D’arco – Várzeas de Sousa, localizados as margens da BR 230, no km 444, entre as cidades de Sousa e Aparecida, ocuparam a estação de bombeamento de água do Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa (o coração do projeto). A ocupação aconteceu por volta das 23h: 00 do dia 26 deste mês, a água que estava destinada para irrigar o plantio das empresas ,que já estão instaladas, no projeto foi desviada para o leito do Rio Piranhas.

A lentidão nas negociações foi à principal motivação da ocupação. Cerca de 70 policiais da Companhia Militar de Sousa, compareceu ao local e foi negociado que a estação de bombeamento seria desocupada mediante a presença do representante do Governo do Estado e do INCRA.

As famílias desejavam retomar as negociações que estavam paradas desde o dia 21 de julho, onde ficou acordado que o governo do estado repassaria 1.000 hectares para assentar 100 famílias que trabalhariam agricultura camponesa, haja vista que todo projeto de irrigação está voltado para o agronegócio.

No dia 27 de novembro de 2007, por volta das 10 horas da manhã compareceram à estação de bombeamento a CPT – Comissão Pastoral da Terra que apóia e assessora as famílias, o STR de Aparecida - Sindicato de Trabalhadores Rurais de Aparecida, a CAAASP – Central das Associações dos Assentamentos do Alto sertão Paraibano, o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Superintendência Regional da Paraíba e SEDAP – Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do Estado da Paraíba. Na reunião os representantes dos dois acampamentos apresentaram as seguintes reivindicações :

1. Entrega do Projeto Básico para efetivação do TAC – Termo de ajustamento de Conduta, para criação dos Projetos de Assentamento Pau D’arco e Vida Nova.

2. A SEDAP analisará (15 dias) e após a análise protocolará o Projeto junto ao MIN – Ministério de Integração Nacional.

3. A SEDAP informará até o dia 29 de novembro de 2007, a data para entrega de 3.500 metros de tubo para implantação de dois pontos de água nos respectivos acampamentos Pau D’árco e Nova Vida.

4. O INCRA e SEDAP irão adotar ações administrativas para efetivar melhoramento das entradas de acessos aos acampamentos

5. A SEDAP irá formalizar pleito junto a SAELPA para elaborar o projeto executivo de eletrificação rural do acampamento Pau D’árco.

Estas Reivindicações foram aceitas pelos representantes do governo e logo depois efetuada a desocupação da estação de bombeamento.

Cajazeiras 29 de novembro de 2007

Maria do Socorro Ferreira

CPT–Comissão Pastoral da Terra, SERTÃO–PB.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br