Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

WASHINGTON, 17 OUT (ANSA)- O Fundo Monetário Internacional (FMI) avaliouhoje que o uso de produtos agrícolas como matéria-prima para a produção debiodiesel "pode ter sérias implicações na demanda de alimentos, se continuaa expansão deste tipo de combustíveis".

O FMI dedicou um espaço especial na sua nova edição das Perspectivas daeconomia mundial a respeito da questão, perguntando-se "quem se prejudicacom o aumento do preço dos alimentos?".

"Durante o ano passado, os preços de alguns produtos alimentícios,principalmente o milho, a soja e o trigo aumentaram substancialmente",descreveu o Fundo em seu relatório, difundido em coincidência com a reuniãoque está promovendo essa semana em Washington junto ao Banco Mundial.

Ao examinar o "impacto do aumento do uso de alguns produtos alimentícioscomo base para combustíveis", o FMI admitiu que os acontecimentos destesetor "têm significado particular para os países de baixa renda, devido àgrande exposição de suas populações às flutuações dos preços dos alimentos".

A instituição diz que os países "ganhadores" nesta situação são osexportadores de alimentos, que encontram altos preços em suas exportações.Na América Latina, destacou Argentina, Chile e Bolívia.

Mas, ao mesmo tempo, os altos preços internacionais dos alimentosrepresentam grande "pressão sobre o custo de vida", aponta, tanto de maneiradireta quanto indireta, através do "potencial impacto nos preços de produtosnão-alimentícios".

A inflação média nos preços internos dos alimentos cresceu ao redor de4,5% nos primeiros quatro meses de 2007 em relação ao mesmo período de 2006,indicou o relatório do FMI. Mas este índice supera os 9% nos países emdesenvolvimento, enfatizou.

Em uma nota mais positiva, o Fundo considerou que este impacto negativodo uso crescente de milho ou soja para a produção de biodiesel sobre aspopulações dos países em desenvolvimento será "mitigado a longo prazo"graças aos "avanços tecnológicos".

(ANSA)

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br