Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Pernambuco (FRETRAF) lançaram na tarde de hoje, 16, uma nota em apóio aos trabalhadores e trabalhadoras rurais que ocupam a sede do Incra desde de ontem.

Na carta, além de prestar solidariedade aos trabalhadores, os movimentos criticam a paralisação da reforma agrária, a redução do orçamento do Incra, a ausência de vistorias e de assentamentos no ano de 2007 e a falta de vontade política no enfrentamento com o latifúndio. O documento exige urgência na implementação da reforma agrária.

Segue documento na íntegra:

Os Movimentos Sociais abaixo assinados, divulgam a seguinte posição conjunta em defesa da Reforma Agrária:

1. Prestar solidariedade aos trabalhadores sem terras que estão no Incra protestando contra a paralisação da reforma agrária e pela superação da grave crise em Pernambuco, ampliada pela redução do orçamento e pelas indefinições na Superintendência do Incra, com o sacrifício de uma pessoa séria e comprometida como Maria Oliveira.

2. Protestamos, sobretudo, pela ausência completa de vistorias e de ações concretas para o desenvolvimento dos assentamentos e pelo fato de que estamos praticamente no meio do ano, e a reforma agrária ainda não começou em 2007 por uma inaceitável falta de vontade política de enfrentar o latifúndio, de desconcentrar a terra e de gerar cidadania.

3. O sentimento de insatisfação e de indignação dos trabalhadores que estão hoje no Incra são os mesmos sentimentos dos milhares de trabalhadores acampados e assentados em Pernambuco, todos decididos a se mobilizar para lutar por um projeto estruturador e efetivo de reforma agrária em Pernambuco, que é o Estado de maior tensão e conflitos fundiários no País.

4. Exigimos URGÊNCIA na implantação da Reforma Agrária, com seriedade e compromissos com os trabalhadores rurais sem terras.

Recife, 16 de maio de 2007

CPT – Comissão Pastoral da Terra

Marluce Melo (88934176 - 3231445)

FETAPE – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco

Aristides Santos (92261874)

FETRAF/PE – Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Pernambuco

João Santos (91116184)

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br