Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Durante uma manifestação em solidariedade ao líder do MST, José Santino, que está preso no presídio Ciridião Durval, no Tabuleiro do Martins, Maceió (AL), alguns trabalhadores rurais Sem Terra foram atingidos com balas de borracha disparadas por policiais do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP).

O confronto aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 30.

Os integrantes do MST estavam na frente da penitenciária fazendo um ato pacífico, quando foram surpreendidos com a repressão policial. No local havia muitas mulheres e crianças, que ficaram desesperadas durante o confronte. Cinco pessoas ficaram feridas. Os feridos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados à Unidade de Emergência Dr. Armando Lages.

Logo após a confusão, integrantes da manifestação mostraram dois projéteis, calibre 38, que teriam sido disparadas pelo GAP. Segundo a PM, foram usadas apenas balas de borracha para conter a ocupação.

O responsável pelo Departamento do Sistema Penitenciário, coronel Agamenon, disse que a ação do GAP foi de contenção. Segundo ele, a situação agora é de tranqüilidade. Os trabalhadores Sem Terra seguiram para frente do presídio depois de aguardarem serem recebidos para audiência com o juiz de Atalaia, Alfredo Mesquita, no Fórum regional. Encontro que não aconteceu.

José Santino foi preso acusado de espancar o fazendeiro Pedro Batista, principal suspeito de mandar assassinar o trabalhador rural Sem Terra Jaelson Melquíades, em 2005.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br