Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

No próximo dia 4/10 é comemorado o aniversário do Rio São Francisco. Em 2009, o Velho Chico completa 508 anos e, para marcar este momento, a Articulação Popular do São Francisco realiza a Semana do São Francisco, que acontece entre os dias 4 e 11/10.

As atividades começam no domingo (4/10), a partir das 19h, no Museu Regional do São Francisco, em Juazeiro (BA), onde será aberta a exposição “Vidas Ribeirinhas”. A exposição, que ficará até o mês de dezembro no porão do museu, é composta por telas pintadas pelo artista plástico juazeirense Bebeto Assis e fotografias do Velho Chico, registradas pelo fotógrafo João Zinclar.

Bebeto Assis conta que foram as fotos de João Zinclar que lhe deram inspiração para pintar as telas que apresentam um pouco das belezas do rio, destacando “os povos ribeirinhos, a diversidade de peixes, as lendas, o lazer e a caatinga, vegetação abundante na região sanfranciscana”.

A Articulação Popular do São Francisco está trabalhando na mobilização das escolas das redes municipal e estadual para visitarem a exposição e participarem de rodas de diálogos sobre a atual situação do Rio São Francisco e a importância de preservá-lo.

Durante a Semana do São Francisco outras atividades serão realizadas nas comunidades do campo e das cidades às margens da Bacia. No dia 7/10, acontece um debate sobre a Transposição do Velho Chico, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro.

Já nos dias 9, 10 e 11/10, o grupo Arte Livre de Curaçá apresenta peças teatrais sobre os impactos e as contradições da Transposição. O roteiro das apresentações é o seguinte: em Sobradinho, no dia 9/10; em Casa Nova e Juazeiro, no dia 10/10; e em Curaçá no dia 11/10.

Já entre os dias 8 e 10/10, acontece a VI Romaria das Águas de Sobradinho, com o tema “Das Águas do Velho Chico brotam vidas”, onde serão realizados seminários, debates e celebrações em defesa da vida do rio e do seu povo.


Fonte: CPT

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br