Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Bispo de Barra (BA) decide não continuar o jejum iniciado em 27 de novembro; movimentos sociais vão realizar reunião nesta sexta-feira (21) para definir novas ações contra a transposição do rio São Francisco.

“Depois desses 24 dias encerro meu jejum, mas não a minha luta que é também de vocês, que é nossa”. Com essas palavras, frei Luiz Flávio Cappio interrompeu nesta quinta-feira (20) sua greve de fome. Na Capela São Francisco, em Sobradinho (BA), seu assessor e amigo, o sociólogo Adriano Martins, leu a nota na qual o bispo da diocese de Barra (BA) faz um balanço do período em que ficou sem comer. Cerca de mil pessoas acompanharam a leitura, realizada durante missa campal com a presença de frei Luiz. Na sexta-feira (21), os movimentos sociais realizam uma reunião para definir novas ações contra a transposição do rio São Francisco.

Em seu comunicado, o bispo explica que atende ao apelo de sua família, amigos e “das irmãs e irmãos de luta que sempre me quiseram vivo e lutando pela vida” . Porém, o pronunciamento do religioso foi no sentido de continuar o enfrentamento à transposição do rio São Francisco. “Nossa luta maior é garantir a vida do rio São Francisco e de seu povo, garantir acesso à água e ao verdadeiro desenvolvimento para o conjunto das populações de todo o semi-árido, não só uma parte dele. Isso vale uma vida e sou feliz por me dedicar a esta causa”, celebrou.

Frei Luiz também destacou as diversas manifestações de solidariedade que recebeu. Em pelo menos 12 Estados ocorreram vigílias contrárias à transposição e mais de 200 pessoas enfrentaram jejuns solidários à causa. “Uma de nossas grandes alegrias neste período foi ter visto o povo se levantando e reacendendo em seu coração a consciência da força da união, crianças e jovens cantando cantos de esperança e gritos de ordem com braços erguidos e olhos mirando o futuro que almejamos para o nosso Brasil querido”, projetou, para em seguida completar: “Um futuro onde todos, todos sem exceção de ninguém, tenham pão para comer, água para beber, terra para trabalhar, dignidade e cidadania.”

Agora, frei Luiz retorna ao hospital Memorial de Petrolina (PE) onde permanece até restabelecer a saúde. “Sei que conto com vocês e vocês contam comigo para continuarmos nossa batalha para que 'todos tenham vida e tenham vida em abundância'”, despediu-se.

Fonte: brasildefato.com.br

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br