Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Sobradinho – Surpreendido pelas informações de que o exército teria intensificado as ações na área das tomadas de água dos eixos do projeto de transposição, o bispo Luiz Flávio Cappio afirma que não pretende parar com o jejum que hoje (12) completa 16 dias. No período da tarde ele recebeu o telefonema do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio, que pela manhã esteve reunido com o presidente Lula.

Dom Lyrio disse pretender conversar pessoalmente com Dom Luiz. Ele teria se colocado na posição de interlocutor entre o governo federal e o bispo que pede a retirada do exército dos eixos norte e leste e a suspensão do projeto de transposição. O dia do encontro ainda não foi marcado.

Durante a reunião, o presidente Lula teria afirmado que não pretende paralisar as obras, mas estaria disposto a melhorar para dar continuidade. "Acredito que eles já foram notificados judicialmente, se não nem falavam em recorrer. Parece que estamos entrando em uma ditadura, se já não estamos vivendo nela", disse Dom Luiz sobre a determinação do governo em prosseguir com o projeto.

"O que me preocupada agora não é a minha saúde. A minha saúde está em segundo ou terceiro plano, o que me preocupa é a saúde da democracia no Brasil, onde nem o judiciário é respeitado", disse o frei.

A preocupação dele é a movimentação intensa do exército, em Cabrobó e Petrolândia (PE), a revelia da liminar concedida dia 10 e divulgada ontem (11) pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que determina a paralisação das obras. Segundo os moradores desses municípios, os militares aumentaram o contingente e tem desenvolvido trabalhos de assistência social, com transporte de estudantes, abastecimento de água, reformas em escolas públicas e vistoria de carros na rodovia.

Contam que desde a quinta-feira passada a movimentação ficou mais intensa. Em Cabrobó, teriam chegado três tanques de guerra e um treinamento tático estava sendo feito. Os militares estariam treinando usando capuzes pretos, armas pesadas e simulando a desocupação de áreas, com aparentes pessoas que utilizavam bandeiras e representavam manifestantes ligados a movimentos sociais.

Eles intensificaram as atividades para dar a idéia de que a obra continua de qualquer forma, inclusive com provas para a contratação de funcionários para serviços gerais e cozinheiros, teoricamente por causa do aumento de contingente e trabalho.

Contatos:

Em Sobradinho:Ruben Siqueira – Comissão Pastoral da Terra: (71) 92086548, Alzení Thomaz – Conselho Pastoral dos Pescadores (75) 9136102, Maria Oberhofer – IRPAA: (74) 91156977.

Comunicação: Clarice Maia – Articulação São Francisco Vivo: (71) 92369841, Cristiane Passos – CPT: (62) 81112890.

Todos os arquivos referente ao jejum podem ser encontrados no site: www.umavidapelavida.com.br

São Francisco Vivo: Terra, Água, Rio e Povo!

Assista o Noticiário Popular Dom Luiz Cappio

Assista o Noticiário Popular Dom Luiz Cappio II

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br