Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Terminou há pouco, no Palácio do Planalto, a audiência do presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. No encontro, dom Geraldo Lyrio expressou ao presidente Lula “a preocupação da CNBB com relação à pessoa e à vida” de dom Luís Flávio Cappio, em jejum há 17 dias em Sobradinho (BA), contra a transposição do Rio São Francisco.

“Colocamo-nos à disposição para colaborar na retomada do diálogo entre o Governo e Dom Luiz Flávio Cappio”, diz o documento entregue ao presidente Lula. A respeito da transposição do Rio São Francisco, a sugestão da CNBB é a criação de uma “Comissão para estudar melhor o atual Projeto e analisar também as propostas que têm sido elaboradas por entidades governamentais, especialistas e movimentos sociais que consideram, também, a revitalização e a despoluição do Rio São Francisco”.

De acordo com a assessoria de imprensa da CNBB, Dom Geraldo, presidente da entidade, colocou que foi muito bem recebido pelo presidente Lula, que após apresentar a ele o texto abaixo (leia-o na íntegra) se estabeleceu uma conversa a respeito das alternativas ao projeto de Transposição. Segundo a assessoria de imprensa, Dom Geraldo considerou que a audiência foi importante por ter mostrado que as portas do governo estão abertas para o diálogo, e que a CNBB está como mediadora nessa questão. O governo não se mostrou tão intransigente em alguns pontos, mas coloca que, mesmo com o diálogo e diante de outras propostas para o semi-árido, realizará o projeto de transposição a qualquer custo.

Pró-memória

Encontro da Presidência da CNBB com o Excelentíssimo Senhor Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva

Senhor Presidente,

Dirigimo-nos a Vossa Excelência, com respeito e consideração, para demonstrar a preocupação da CNBB com relação à pessoa e à vida de nosso irmão Dom Frei Luiz Flávio Cappio, OFM, Bispo Diocesano da Barra-BA que, desde o dia 27 de novembro p. passado, se encontra em jejum e oração, em Sobradinho – BA, motivado por suas preocupações diante da implementação do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, com todas as suas conseqüências e implicações.

No ano de 2005, Dom Frei Luiz Flávio Cappio realizou, durante onze dias, igual iniciativa em Cabrobó – PE. O encerramento do jejum ocorreu, aos 06 de outubro de 2005, após a ida do então Ministro das Relações Institucionais, Senhor Jaques Wagner, representando Vossa Excelência.

No dia 15 de dezembro de 2005, Vossa Excelência recebeu em audiência Dom Luiz Flávio Cappio e representantes de movimentos sociais, quando foi confirmado o compromisso da realização de um processo de diálogo, sendo criada uma Comissão mista com representantes do Governo e da Sociedade, intermediada pela Casa Civil e Secretaria Geral.

Não obstante os esforços feitos, a Comissão não atendeu plenamente os objetivos propostos porque não conseguiu obter consensos mais amplos.

A CNBB tem reafirmado a necessidade de ser resolvido o grave problema da água para as populações do semi-árido brasileiro.

Entretanto, por causa da complexidade do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, - com suas implicações sociais, econômicas, culturais e ambientais -, julgamos que ainda seria necessário maior discussão, envolvendo as populações ribeirinhas, pescadores, indígenas, quilombolas, cientistas, especialistas e outros setores interessados. O atual Projeto deveria ser mais analisado, considerando inclusive outras alternativas que garantam água de qualidade para o povo Nordestino, entre elas o Projeto 1 milhão de cisternas.

Colocamo-nos à disposição para colaborar na retomada do diálogo entre o Governo e Dom Luiz Flávio Cappio. Sugerimos a criação de uma Comissão para estudar melhor o atual Projeto e analisar também as propostas que têm sido elaboradas por entidades governamentais, especialistas e movimentos sociais que consideram, também, a revitalização e a despoluição do Rio São Francisco.

Com estas propostas, a CNBB quer contribuir para a superação do impasse do momento atual e, ao mesmo tempo, reafirmar seu propósito de continuar participando das iniciativas que buscam garantir água para o semi-árido brasileiro, a fim de que “todos tenham vida” (cf. Jo 10,10).

Brasília, 12 de dezembro de 2007

DOM GERALDO LYRIO ROCHA

Arcebispo de Mariana - Presidente da CNBB

DOM DIMAS LARA BARBOSA

Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro -Secretário Geral da CNBB

Fonte: CPT Nacional com informações da CNBB

Assista o Noticiário Popular Dom Luiz Cappio

Assista o Noticiário Popular Dom Luiz Cappio II

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br