Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Quem tinha alguma dúvida sobre o quanto seu veículo polui o meio ambiente, agora já tem as respostas. O Ministério do Meio Ambiente divulgou essa semana uma pesquisa realizada com 250 modelos de veículos movidos a álcool e a gasolina para comparar seus níveis de emissões de CO2, óxido de nitrogênio, monóxido de carbono e hidrocarbonetos, sendo os últimos responsáveis por 99% da poluição veicular. Agora, o consumidor terá duas ferramentas para decidir qual veículo comprar, são elas a Nota Verde e o Indicador de CO2.

A Nota Verde foi criada pelo Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve/Ibama), e varia numa escala de 0 a 10 – quanto maior a nota de um veículo, menos o seu índice de emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio.

Já o indicador de CO2 traz informações sobre emissão de gás carbônico por quilômetro rodado pelo carro. A escala vai de 5 a 10, com uma casa decimal de precisão. O veículo que emitir menos CO2 receberá nota 10.

A pesquisa revelou um dado até então desconhecido por todos os consumidores. Os carros flex abastecidos a álcool emitem mais monóxido de carbono (0,71 grama por quilômetro) do que abastecido com gasolina (051 grama por quilômetro), ou seja, o álcool é mais poluente do que a gasolina. Os números variam de acordo com o modelo do carro.

A população sempre ouviu dizer que o álcool é menos poluente por ser um combustível limpo e renovável. Isso possui destaque em se tratando do aquecimento global, pois suas emissões de CO2 são neutralizadas porque a cana-de-açúcar absorve o gás estufa.

De acordo com a pesquisa, os veículos saíram melhor com a gasolina, lembrando que aqueles abastecidos com álcool emitem uma quantidade que está dentro do que estabelece a lei.

Paralelo a isso, a pesquisa recebeu críticas vindas de autoridades e órgãos que representam o setor sucroalcooleiro, como é o caso da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).

Em nota divulgada ontem,16/9, para a UNICA, “ao invés de produzir dados precisos, que ajudem o consumidor no momento de adquirir um automóvel, a divulgação feita pelo Ministério serviu principalmente para confundir”.

Para o presidente da União, Marcos Jank, a ausência das emissões de dióxido de carbono na pesquisa “nega o reconhecimento por entidades globais do porte da Agência Internacional de Energia, que afirmam que a produção e o uso do etanol brasileiro de cana reduz as emissões de CO2 em até 90%, comparado com a gasolina, algo que não foi devidamente destacado pelo Ministério”.

Confira abaixo a lista, em ordem crescente, dos 10 carros mais poluentes, de acordo com a pesquisa.

1º)- Chevrolet Corsa 1.4 - Gasolina – Nota: 4,8

2º)- Peugeot 307 Sedan 1.6 – Álcool – Nota: 5,2

3º)- Citroën Xsara Picasso 1.6 – Álcool – Nota: 5,6

4º)- Citroën C3 1.4 – Álcool – Nota: 5,6

5º)- Renault Scénic 1.6 – Álcool – Nota: 5,6

6º)- Chevrolet Montana 1.4 – Gasolina – Nota: 5,6

7º)- Renault Scénic 1.6 – Gasolina – Nota: 5,7

8º)- VW Kombi STD 1.4 – Gasolina – Nota: 5,7

9º)- Peugeot 207 SW 1.4 – Gasolina – Nota: 5,7

10º)- VW Fox 1.0 – Álcool – Nota: 5,7

Os três primeiros carros da lista considerados os menos poluentes são:

1º)- Ford Focus 2.0 – Gasolina – Nota: 9,4

2º)- Nissan Tiida 1.8 – Gasolina – Nota: 9,2

3º)- Honda New Fit EX 1.5 – Gasolina – Nota: 9,2


 

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