Comissão Pastoral da Terra Nordeste II


Agrotóxico usado no cultivo da cana-de-açúcar, mesmo em doses mínimas, é capaz de intoxicar peixes, causando redução de peso e diminuindo a acuidade visual. É o que mostra pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que analisou larvas de tilápia.
O estudo analisou os efeitos do carbofuran, substância banida nos Estados Unidos e Europa. No Brasil, a proibição do inseticida está sob análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O pesticida é aplicado nos canaviais para combater vermes do solo.
A equipe da UFPE avaliou, em laboratório, o que ocorria com larvas de tilápia da espécie Oreochromis niloticus quando o carbofuran era adicionado à água do viveiro em concentrações que variavam de 10 a 400 microgramas por litro.

A partir de 50 microgramas por litro, o alevinos já apresentavam problema, revela o professor do Departamento de Zoologia da UFPE e presidente da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia, Paulo Sérgio Martins de Carvalho, que orientou a pesquisa.


O oceanógrafo esclarece que o objetivo do estudo não é ser contrário ao uso de agrotóxico. É uma questão de avaliar os riscos de uma substância banida em outros países mas que ainda é usada no Brasil, afirma.
O pesquisador não descarta a possibilidade de a ingestão de peixes contaminados causar problemas, mas o que estudamos foi as consequências do carbofuran na saúde animal, e não humana.

A dose de carbofuran, de nome comercial Furadan, empregada na experiência foi a registrada na literatura científica, uma vez que os cientistas da UFPE não conseguiram informações. A Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco) não dispõe dos dados porque os usuários não informam, embora essa seja uma exigência legal, diz Paulo Carvalho.

A bióloga Priscila Cordeiro fez os testes ao longo de dois anos, como parte do seu trabalho para o mestrado em biologia animal da UFPE.
Os dados obtidos demonstram claramente que tilápia, no estágio de transição entre larva e juvenil, são organismos sensíveis a exposição ao carbofuran, resume.

JC online, 08/11/2011.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br