Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Fiscalização da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), realizada ontem, constatou que a morte de peixes no Rio Jaboatão, denunciada no último domingo por moradores de Jaboatão Velho, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, foi causada por um vazamento no tanque de contenção de vinhoto (subproduto da destilação de álcool) da Usina Bulhões. A equipe responsável pela visita vai elaborar um relatório que deverá ser apresentado no próximo dia 22, durante reunião de julgamento de autos da agência. Só depois disso, será definida a multa para a usina.

Jornal do commercio

Caderno: ciência e meio ambiente

21 de outubro de 08

Publicado em 21.10.2008

 

Segundo o presidente da CPRH, Hélio Gurgel, mesmo após a aplicação da multa, a direção da usina poderá apresentar defesa. “Nossa equipe foi lá, constatou o problema e eles se comprometeram a tomar as providências necessárias. A direção afirmou que o vazamento foi causado por um acidente nesse tanque e que rapidamente o problema será resolvido. Após a reunião que teremos na próxima quarta-feira, os representantes da Usina Bulhões poderão contestar a decisão e apresentar a defesa”, ponderou.

Hélio Gurgel acrescentou que a CPRH já havia recomendado a construção do tanque de contenção de vinhoto, que serviria como uma espécie de barreira para evitar que o produto entrasse em contato com a água do Rio Jaboatão. “Já havíamos orientado os representantes da usina para que construíssem o tanque. Então, o que nos cabe fazer agora é esperar o desfecho da reunião para avaliar o grau de culpabilidade. A multa é estabelecida de acordo com a degradação ambiental, avaliada em baixa, média e grave, especificada na avaliação de nossos técnicos”.

O JC tentou entrar em contato com a direção da Usina Bulhões, no fim da tarde de ontem, mas uma funcionária informou que os representantes da empresa não se encontravam no local e que tampouco tinha autorização para fornecer os números dos telefones celulares.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br