Jornal do commercio
Caderno: ciência e meio ambiente
21 de outubro de 08
Publicado em 21.10.2008
Segundo o presidente da CPRH, Hélio Gurgel, mesmo após a aplicação da multa, a direção da usina poderá apresentar defesa. “Nossa equipe foi lá, constatou o problema e eles se comprometeram a tomar as providências necessárias. A direção afirmou que o vazamento foi causado por um acidente nesse tanque e que rapidamente o problema será resolvido. Após a reunião que teremos na próxima quarta-feira, os representantes da Usina Bulhões poderão contestar a decisão e apresentar a defesa”, ponderou.
Hélio Gurgel acrescentou que a CPRH já havia recomendado a construção do tanque de contenção de vinhoto, que serviria como uma espécie de barreira para evitar que o produto entrasse em contato com a água do Rio Jaboatão. “Já havíamos orientado os representantes da usina para que construíssem o tanque. Então, o que nos cabe fazer agora é esperar o desfecho da reunião para avaliar o grau de culpabilidade. A multa é estabelecida de acordo com a degradação ambiental, avaliada em baixa, média e grave, especificada na avaliação de nossos técnicos”.
O JC tentou entrar em contato com a direção da Usina Bulhões, no fim da tarde de ontem, mas uma funcionária informou que os representantes da empresa não se encontravam no local e que tampouco tinha autorização para fornecer os números dos telefones celulares.