Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Depois de mais de 25 anos resistindo no imóvel, os posseiros e ex-empregados do Engenho Meia-Légua (Extremoso), município de Cortês-PE, acompanhados pela Comissão Pastoral da Terra, conquistaram finalmente o direito à terra com a desapropriação do imóvel pelo INCRA.

 


           

            Embora a desapropriação tenha se dado pela improdutividade agrícola do imóvel, é importante recordar que o proprietário desse Engenho foi condenado em 2005 em uma ação movida pelo Ministério Público do Trabalho, após denúncia da CPT, por manter trabalhadores em situação análoga a de escravos, pelo não pagamento de salários, presença de barracão e pagamento realizado através de vales.

 

            Além disso, desde 2006 o proprietário tentava, através de uma ação de Reintegração de Posse, expulsar as famílias de camponeses da área sem pagar qualquer direito trabalhista além de ameaçar o Pe. Tiago Thorby por realizar celebração religiosa com os moradores, e ainda tentar coagir trabalhadores e seu Advogado durante audiência judicial.

 

            Com a desapropriação do imóvel com área de 478 hectares as famílias vítimas da exploração do proprietário deixarão a condição degradante que, moral e materialmente, viviam para começar uma nova fase em suas vidas, esperando que o INCRA atue de maneira mais ágio e eficiente na criação e consolidação do assentamento rural.

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br