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Desde ontem, dia 25 até o dia 28 de fevereiro está sendo realizado, no Centro de Formação Vicente Cañas, em Luziânia, Goiás, o Seminário os territórios das comunidades tradicionais e o Estado brasileiro.
Organizado pela articulação das Pastorais Sociais do Campo, como Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Pastoral do Migrante, Cáritas, Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e Pastoral da Juventude Rural (PJR), o Seminário reunirá cerca de 120 membros de comunidades tradicionais e agentes de pastoral.
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Em marcha até o Congresso Nacional, em Brasília (DF), cerca de três mil mulheres do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC) encerraram no último dia 21 seu encontro nacional com um ato-político reivindicando mais combate à violência contra a mulher e direitos para as trabalhadoras do campo. Houve um protesto pela abrangência do salário maternidade para 6 meses às mulheres agricultoras em frente ao ministério da Previdência e Assistência Social. Também foram fincadas no gramado do Congresso dezenas de placas com nomes de camponesas assassinadas nos últimos anos.
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Próximo à cidade de Cacoal, na fronteira entre Rondônia e Mato Grosso, há um pedaço verde perdido no mapa, delimitado por quadrados desflorestados de cor cinza e marrom. A mancha isolada de floresta preservada é o Território Indígena 7 de setembro, morada dos Paiter Suruí. Debaixo dela, o Departamento Nacional de Produção Mineral mapeou a existência de ouro, estanho, diamante, níquel, granito, manganês e terras raras. O Departamento, conhecido pela sigla DNPM, pertence ao Ministério de Minas e Energia e é o responsável por conceder permissão de mineração no Brasil.
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Um documento sobre a realidade das comunidades Quilombolas foi preparado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB.
Na semana passada, a Comissão formada por bispos, padres e antropólogos encerrou o ciclo de reuniões para elaboração do material.
Segundo o presidente da Comissão, dom Guilherme Werlang, o documento projeta a realidade desses povos, ao mesmo tempo, que faz uma proposta.