
O Encontro Anual das Comunidades Camponesas acompanhadas pela CPT no Rio Grande do Norte, realizado nos dias 28 e 29 de novembro, em Serra Upanema, reuniu dezenas de camponeses e camponesas do Oeste potiguar para avaliar a caminhada de 2025 e fortalecer a organização comunitária para enfrentar com esperança os desafios e o ano que se avizinham.
Setor de comunicação da CPT Nordeste 2
Imagens: Equipe CPT Mossoró (RN)
A programação contou com momentos de mística, reflexão sobre a conjuntura que afeta diretamente as comunidades do estado, realização de trabalhos em grupos e partilhas sobre as experiências do ano de 2025. Durante o encontro, os camponeses e camponesas debateram sobre suas conquistas, desafios, o trabalho da CPT, além de refletirem sobre quais caminhos e perspectivas de lutas e resistência serão fortalecidos em 2026.
Para Aparecida Cabral, da comunidade Arthur Sabino, em Assú, o encontro fortaleceu a percepção de que suas lutas e sonhos são compartilhados entre todas as comunidades. “A gente saber o problema da terra de outras comunidades foi muito importante. Às vezes achamos que só nós temos problemas com a questão da terra, mas outras comunidades também têm, e isso foi importante saber.”
Ao final, as comunidades reafirmaram a luta pela permanência na terra, com dignidade e justiça social! Seguiremos na construção do Reino de Deus na terra!
