Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Cerca de dois mil agricultores e agricultoras reuniram-se para um grito uníssono em defesa da terra e da agricultora camponesa e familiar, nessa quinta-feira, 15. Na data, foi realizado o 20° Grito da Terra do Rio Grande do Norte (RN), na Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (CECAFES), em Natal.

Setor de comunicação da CPT NE2 e equipe da CPT Mossoró - RN

O Grito da Terra é uma mobilização realizada pelo Movimento Sindical de Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares nos âmbitos estadual e nacional com o intuito de mostrar à sociedade a importância da agricultura camponesa para garantir soberania e segurança alimentar e nutricional ao país. A mobilização também é um importante marco para a conquista de direitos e melhorias nas condições de vida da categoria. No Rio Grande do Norte, o Grito da Terra foi organizado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do estado (Fetarn) com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).

Durante o ato, foi entregue à Governadora do estado, Fátima Bezerra, um documento contendo mais de quarenta reivindicações relacionadas ao acesso à terra e reforma agrária; à convivência com o semiárido; à economia solidária e ao cooperativismo; à assistência técnica; às energias renováveis; ao meio ambiente; às mulheres rurais; à juventude; à terceira idade; ao controle social e às políticas sociais e de segurança.

A CPT esteve presente na ocasião, somando forças e reverberando o grito dos agricultores e agricultoras na luta por terra, alimentos saudáveis, soberania alimentar e vida digna no campo. “O Grito da Terra mostrou que os agricultores e agricultoras potiguares estão unificados em torno de pautas importantes para o fortalecimento da Agricultura camponesa e familiar”, destaca Ravenna Alves, integrante da equipe de CPT no estado.

Também estiveram presentes no ato diversos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Assalariados e Assalariadas do Estado do Rio Grande Do Norte (Fetraern), além dos deputados estaduais Francisco do PT, Isolda Dantas, Divaneide Basílio e representantes dos mandatos do deputado federal Mineiro e da deputada federal Natália Bonavides.


 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br