Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, a cidade de Caetés recebeu o primeiro encontro da Escola dos Ventos, um espaço de formação e articulação de comunidades do agreste de Pernambuco que sofrem com os impactos das usinas eólicas. Cerca de 40 pessoas participaram do encontro, entre camponeses, camponesas e quilombolas de sete comunidades da região, agentes pastorais da CPT e pesquisadores/as acadêmicos/as. 

Setor de Comunicação da CPT NE2 e equipe da CPT Agreste/PE

Imagens: Plácido Junior/CPT PE

 

Durante o encontro, os/as participantes discutiram sobre a formação social e do campesinato no agreste pernambucano, a transição energética, a instalação de usinas eólicas na região e os impactos e danos causados aos territórios camponeses,  à saúde da população e ao meio ambiente. O momento também foi marcado por muita mística, cultura camponesa, troca de experiências e testemunhos sobre a realidade vivida. 

A partilha das dificuldades, das dores e das violações de direitos vivenciadas pelas comunidades contribuiu para animar a resistência coletiva frente aos projetos de energia que ameaçam seus territórios, seus modos de vida e sua relação com a natureza. Conforme destaca João do Vale, agente da CPT, “durante as discussões, as famílias demonstraram estar num processo de conscientização cada vez mais forte e compreendendo que a organização e a articulação são o caminho para enfrentar os seus problemas”. Mariana Vidal, integrante da assessoria jurídica da CPT também ressalta que “para além da função de formação, o encontro teve o caráter fundamental de pensar estratégias de reparação dos direitos violados e de como evitar que novas violações ocorram, já que reuniu tanto comunidades atingidas quanto comunidades ameaçadas por empreendimentos eólicos ainda não instalados”. 

Participaram da atividade as comunidades de Sobradinho, Lagoinha, Sítio Barroca, Sítio Tanque Novo, Sítio Pau Ferro, Sítio Serrote Preto, Sítio Pontais e os quilombos Atoleiro e Cascavel. Ao final do encontro, uma agenda de atividades foi proposta para estreitar a “aliança entre as comunidades na defesa da vida e de seus territórios”, conforme destacou Eurenice da Silva, agente da CPT. 

Escola dos Ventos - O objetivo da Escola dos Ventos é ser um espaço baseado no saber popular, onde as comunidades possam refletir coletivamente sobre seus problemas e traçar estratégias de defesa de seus territórios e de reivindicação de direitos. A iniciativa é uma proposta da Fiocruz, da Universidade de Pernambuco (UPE) e da CPT. A Escola pretende realizar outros encontros ao longo do ano, buscando ampliar o debate e a mobilização contra os impactos e males causados pelo modelo centralizador e concentrador de geração de energia renovável e buscando saídas comunitárias para uma transição energética justa e que respeite verdadeiramente o meio ambiente e as populações do campo.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br