Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Um ataque aéreo com um drone carregado de agrotóxicos resultou na devastação da plantação da família do agricultor posseiro Odílio Severino, que reside há 35 anos na comunidade de Batateiras, localizada em Maraial, Zona da Mata Sul de Pernambuco. O ato criminoso, ocorrido no final de novembro, causou danos irreparáveis à produção de frutas da família, incluindo bananas, abacaxis e cajás, e contaminou a fonte de água que abastece moradores/as locais. 

Setor de comunicação da CPT NE2


O agricultor registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia de Maraial e solicitou a intervenção das autoridades diante da ação atribuída ao empresário Walmer Almeida da Silva. Em declaração, Odílio Severino expressou sua indignação diante do ocorrido, ressaltando o impacto devastador que o ataque teve sobre sua família. “Por muito tempo trabalhei em engenho e por muitos dias não tinha o que comer. Hoje em dia, vejo meu sítio, feito com todo o meu esforço, numa situação dessa. Eu não aguento ver isso. Além disso, destruiu uma área de preservação que eu cuido há anos. Ver chegar um homem de fora, que não trabalhou, não suou, e danar veneno no meu sítio me deixa muito abatido. Eu me sinto muito triste em ver o meu pão de cada dia, e o pão dos meus filhos, assim”.

Este episódio é apenas mais um capítulo no conflito fundiário que assola a comunidade de Batateiras. A situação de violência e violação de direitos humanos teve início há cerca de quatro anos, quando o empresário Walmer Almeida da Silva, alegando que sua família é a proprietária da área, iniciou uma ofensiva contra as famílias posseiras com o intuito de expulsá-las do local e expandir a produção de gado. Desde então, as famílias têm vivido sob constante ameaça e enfrentado um clima de medo, denunciando sofrer ameaças para deixar as terras onde vivem há décadas. Com o apoio da CPT e da Fetape, os agricultores e agricultoras da localidade buscam o reconhecimento de suas propriedades na justiça e reivindicam do Estado uma atuação firme e eficaz para prevenir novas violações de direitos e atuar para garantia do direito à permanência no local onde vivem.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br