Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Na próxima sexta-feira, 28, será realizada a 2ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Criativa do município de Tracunhaém, Mata Norte de Pernambuco. O evento acontecerá na Praça Costa Azevedo, das 8h às 18h, e reunirá dezenas de famílias camponesas assentadas da Reforma Agrária do município. A expectativa é que sejam comercializadas toneladas de alimentos diversificados, livres de veneno, in natura ou beneficiados, todos fruto da luta e da organização das famílias camponesas do local. 

Setor de comunicação da CPT NE 2

 Para o assentado da Reforma Agrária e Secretário da Agricultura de Tracunhaém, Severino Rodrigues, a feira é um importante instrumento para “garantir que os alimentos cultivados no campo cheguem à cidade. Mas não se trata apenas de comercialização. A feira tem o objetivo político de afirmar a importância da reforma agrária para o país, para Pernambuco e para a cidade de Tracunhaém que, além da arte do barro, tem uma forte produção camponesa que garante as famílias no campo e alimentos saudáveis e acessíveis para o povo da cidade”, enfatiza. 

Além da comercialização de alimentos, a 2ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Criativa de Tracunhaém contará com a presença de artesãos e artesãs do município e também de grupos culturais de coco de roda, ciranda e maracatu. “É um instrumento político, cultural e de garantia de sustentabilidade das famílias camponesas”, destaca Severino. A expectativa é que a Feira se torne um evento permanente, com edições mensais. 

Maria Freitas, agente pastoral da CPT, também reforça a importância da iniciativa. “Muitas pessoas na cidade não sabem de onde vem os alimentos, não sabem como são produzidos, não sabem a história de quem os cultivou. Então, a garantia de espaços de comercialização direta fortalece e dá visibilidade às famílias camponesas, as suas lutas e à produção de alimentos saudáveis. A feira, aliada aos processos de formação e capacitação realizados por organizações como a CPT, contribui para uma vida melhor e mais digna no campo. A população na cidade consegue ter acesso a alimentos de qualidade e as famílias do campo conseguem melhorar a sua renda e escoar a produção”, ressalta. 

Realizada pela Secretaria de Agricultura e pela Secretaria da Mulher da Prefeitura de Tracunhaém, a Feira conta com a parceria da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE Campus Vitória de Santo Antão, da ASSIM, do Espaço Feminista, do SERTA, e apoio do IPA, BNB e SENAR.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br