Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Marcha das Margaridas ocorre desde 2000, sempre em Brasília (DF) - Foto: Pedro França/Agência Senado

No dia 16 de agosto, cerca de 100 mil pessoas são esperadas para participar da Marcha das Margaridas, que terá como destino a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o evento ganha uma importância ainda maior, já que o evento volta a ser realizado durante um governo progressista.

 

Paula Passos
Brasil de Fato | Recife (PE)

 

 Assista: 

É o que destaca Mazé Morais, coordenadora geral da Marcha das Margaridas. “Pra gente há uma importância muito grande, porque há essa expectativa da retomada das políticas públicas para as mulheres do campo, da floresta e das águas e a retomada de programas das conquistas que ao longo do caminhar da nossa história, que a gente havia conquistado, que foram extintas, retiradas ou sucateadas”, explica a dirigente, que afirma que há uma expectativa para que o presidente Lula participe do evento..

A pouco mais de um mês da marcha, as mulheres de Pernambuco estão em busca de recursos para viabilizar a participação no evento. Quem deseja apoiar e ajudar as margaridas a chegarem em Brasília, uma forma de contribuir é por meio de doações em um financiamento coletivo que pode ser acessado clicando aqui.  

Leia: Marcha das Margaridas: campanha online busca doações para manifestação histórica em Brasília

A marcha

O nome da marcha é uma homenagem à Margarida Maria Alves, uma trabalhadora rural e líder sindicalista que foi assassinada em 1983 enquanto lutava pelos direitos dos trabalhadores do campo na Paraíba. A marcha, que teve início em 2000, é realizada a cada quatro anos e conta com a participação de Pernambuco desde sua primeira edição.

Em junho, uma comissão nacional de mulheres do movimento entregou a pauta da Marcha das Margaridas a 13 ministras e ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) para avaliação. O documento aborda uma série de demandas e reivindicações relacionadas aos direitos das trabalhadoras rurais, refletindo a importância da marcha como um espaço de luta e visibilidade para essa parcela da população.

3 mil margaridas de Pernambuco

Adriana do Nascimento, coordenadora geral da Marcha das Margaridas no estado de Pernambuco, explica como o estado está se preparando para o evento. “Nossa meta de fato é  ultrapassar as três mil Margaridas Pernambucanas em Brasília. Aqui em Pernambuco, a gente tá fazendo uma estimativa de viajar cedinho. Dependendo da região que vai sair o ônibus no dia 13, porque dia 14 à noite ou madrugada do dia 15, a gente já precisa estar em Brasília”, explica a agricultora.

Até o evento, as ações de mobilização e engajamento das mulheres rurais têm sido fundamentais para garantir uma participação expressiva no movimento. Diversas atividades de conscientização, capacitação e organização estão sendo realizadas para fortalecer a presença das margaridas pernambucanas na marcha. Quem quiser acompanhar as atividades através das redes sociais pode acessar o instagram @fetape_oficial

Leia também: Marcha das Margaridas pauta "a importância de ser mulher nessa sociedade", diz Gersina Marques

Edição: Vanessa Gonzaga

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br