Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Amar a terra, plantar a semente; cuidar do solo, da água, da comunidade e da Casa Comum, como defendeu o Papa Francisco na Encíclica Laudato Si. Foi com essa perspectiva que a CPT no Sertão do Pajeú organizou a Semana do Meio Ambiente, realizada entre os dias 5 e 10 de junho.

A iniciativa, que fez alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, teve o objetivo de reforçar entre as comunidades apoiadas pela CPT a importância da agroecologia para a resistência na terra e pela terra, para seus processos organizativos e para o combate aos males causados pelo agronegócio na região. A programação da Semana envolveu jovens, crianças, agricultores e agricultoras das comunidades Varzinha dos Quilombolas, Socorro e Cachoeira dos Guilhermes, situadas nos municípios de Iguaracy e Sertânia.

Na programação: intercâmbios, rodas de conversas, caravanas e muita partilha de experiências agroecológicas, de amor e de cuidado com o meio ambiente. A primeira agenda da Semana ocorreu na comunidade Poço Grande, situada no município de Flores, no dia 5. Ali, jovens das comunidades apoiadas pela CPT na região puderam conhecer de forma mais aprofundada o sistema de reuso de águas cinzas e o sistema agroeflorestal (SAF) implementados no sítio da família das agricultoras Valdirene Alves de Souza Santos e Deasolange Romão da Silva. Já durante a tarde, o grupo conheceu a produção de licores e vinhos artesanais da agricultora Nazilda Barbosa e de sua filha Felícia Panta, no município de Triunfo. Rosana Bevenuto, agente pastoral da CPT, destaca que esses momentos foram muito positivos porque “proporcionaram à juventude conhecer outras tecnologias sociais e práticas agroecológicas com as quais ainda não tinham contato". 

No dia 6, o grupo de jovens conheceu o trabalho desenvolvido pela Organização Não Governamental (Ong) Adessu Baixa Verde com crianças e adolescentes do campo, especialmente aquelas(es) que se encontram em contextos de extrema vulnerabilidade, vítimas de abuso e exploração sexual infantil. A visita foi um importante espaço para refletir que cuidar da Casa Comum é também cuidar daqueles e daquelas que nela vivem.

No dia 8, foi realizado uma roda de conversa com o grupo de juventude Dom Francisco, no Assentamento Socorro, sobre o papel dos(as) jovens no processo de ampliação das experiências agroecológicas em suas comunidades. No dia 9, foi a vez do grupo participar, com organizações parceiras, de uma caravana para as margens do Rio Pajeú e também conhecer a Campanha “Eu viro Carranca para defender o Velho Chico”. Para encerrar a Semana do Meio Ambiente, foi realizado um intercâmbio com mulheres camponesas no assentamento Cachoeira dos Guilhermes, em Sertânia.

A realização da Semana do Meio Ambiente, com a “troca de saberes entre os grupos e o engajamento com a luta pelo cuidado com a vida, partindo de práticas agroecológicas, fortaleceu o processo construtivo que a CPT vem fazendo junto às comunidades, às juventudes, às mulheres e às crianças apoiadas, em especial por se tratar da política de proteção infantil nas comunidades", avalia Rosana Bevenuto.

A Semana do Meio Ambiente no Sertão do Pajeú contou com o apoio e parceria do Centro Sabiá, da Ong Adessu Baixa Verde, da Caravana do Rio Pajeú e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br