Comissão Pastoral da Terra Nordeste II


Na última sexta-feira (02), a nova direção da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetape) tomou posse para o período 2022/2026. A cerimônia aconteceu no Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina. A solenidade contou com a presença de autoridades políticas, lideranças de dez Polos Sindicais do Estado, movimentos sociais e parceiros. A nova direção, que foi eleita em junho deste ano, durante o 11º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, terá, pela primeira vez, uma mulher reeleita em sua presidência.



A nova direção assume num contexto bastante desafiador marcado por uma crise econômica, aumento do desemprego e volta da fome. Na cerimônia de posse, a presidenta Cícera Nunes destacou a importância da união de sindicatos, funcionários e funcionárias da Federação e parceiros para que a Fetape continue sendo essa entidade que, há 60 anos, atua de maneira combativa pelos direitos dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares.


Autor do hino da Fetape, Paulo Matricó, canta em homenagem aos 60 anos da Federação

“Estou emocionada e esperançosa em saber que vamos continuar a trajetória de lutas e conquistas da nossa Fetape. Nesses quatro anos difíceis, a pandemia deixou sequelas econômicas, desemprego, mortes e a fome que aumentou. Foi desafiador, mas fomos uma das primeiras federações a articular uma estrutura digital para que pudéssemos trabalhar de casa e cuidar da saúde de todos e todas”.



Ainda na avaliação da gestão anterior, Cícera pontua que nos quatro anos de gestão foram realizados Conselhos Deliberativos, o Grito da Terra Pernambuco Virtual, articulações com o governo estadual, o enfrentamento ao bolsonarismo em atos de rua, como também o enfrentamento à violência dos conflitos agrários na Zona da Mata. “ Foi uma gestão muito participativa. Essa unidade da classe trabalhadora rural foi importante para enfrentarmos uma crise de grandes repercussões no país”, finalizou.


Entre os compromissos da nova direção estão o apoio à agricultura familiar agroecológica, acesso ao crédito rural para garantia da produção de alimentos saudáveis e a comercialização, apoio à abertura de novos espaços de feiras nos municípios, ampliação de parceiras com as universidades federais e institutos federais, movimentos sociais e sindicais e também a ampliação da participação da juventude e pessoas idosas nos espaços da direção do movimento sindical.



O deputado estadual candidato à reeleição, presidente do PT/PE e ex-presidente da Fetape, Doriel Barros, também participou da posse. “Essa é uma federação que orgulha o povo de Pernambuco e que continua do mesmo lado, fazendo a mesma luta, que é defender os direitos de agricultores e agricultoras familiares. E, tem em 60 anos, a primeira mulher presidenta da Fetape”.


Parte da nova diretoria recebe o deputado estadual, Doriel Barros.

Também presente ao evento o deputado federal e candidato à reeleição, Carlos Veras, que foi um dos convidados a entregar os certificados de posse a nova direção. O parlamentar, que tem atuado em defesa da classe trabalhadora rural na Câmara Federal, nos últimos quatro anos, falou dos ataques que a categoria vem sofrendo. “ Não pensem vocês que não tem alguns setores que tentam nos atacar e destruir a nossa organização. Eles sabem que um povo organizado é um povo com capacidade”, enfatizou Veras.

O presidente da Contag, Aristides Santos, falou do sentimento de gratidão da Confederação pelo compromisso dos/as membros da direção que se despedem da gestão. “Uma gratidão da Contag àqueles que estão saindo do mandato da diretoria executiva e estão continuando a luta em outros espaços da Fetape ou na luta local”.


Presidente da Contag, Aristides Santos

A cultural do evento foi com a banda As Severinas, que foi possível com apoio e parceria da Fundarpe e do Governo do Estado.
Atualmente, a Fetape representa e coordena os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares de todo o estado. Fundada em 1962, é constituída por 175 Sindicatos de Trabalhadores Rurais da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Confira a relação da nova Direção para a gestão 2022-2026:

Diretoria executiva

Cícera Nunes – presidenta
Adelson Freitas – vice-presidente
Maria Jenusi Marques – diretora de Organização e Formação
Paulo Roberto Santos – diretor de Finanças e Administração
Antônio Neto – diretor de Política Agrícola
Rosário – diretora de Política Agrária
Adriana do Nascimento – diretora de Política para Mulheres
José Severino Silva – diretor de Políticas para a Juventude
Ivanice Maria da Silva Melo – diretora de Políticas para o Meio Ambiente
Adimilson Nunis – diretor da Terceira Idade Idosos e Idosas Rurais

Suplentes da Diretoria

Uedislaine de Santana - Suplente da diretora de organização e
formação /Caetés
Itamar de Sousa Lima - Suplente da diretoria finanças e
administração/Ferreiros
João Paulo Cordeiro de oliveira - Suplente da diretoria política agrícola /Trindade
Evaneide Amando da Silva - Suplente da diretoria política agrária/Cabrobó
Verônica Braz Soares - Suplente da diretoria política para as
mulheres/São José do Egito
Marcelo Genivaldo Torres da Silva- Suplente da diretoria de política para a juventude/Passira
Maria José da Silva - Suplente da diretoria de política para o meio ambiente/Tamandaré
José Osivan Barbosa de Lima Suplente da diretoria de política para a
terceira idade e idosos e idosas rurais/Jatobá

Conselho Fiscal

Israel crispim ramos - Conselho Fiscal /Casinhas
Rosenice Josefa do Espirito Santo Conselho Fiscal Vitória de Santo Antão
Antônio Francisco Da Silva - Conselho Fiscal /Ouricuri
Germana Marques da Silva - Conselho Fiscal/São Bento do Una

Suplentes do Conselho Fiscal

José Nunes de Araújo - Suplente do Conselho Fiscal/Sairé
Dalva Rodolfo Batista - Suplente do Conselho Fiscal/Goiana
Audeci Alves Barros Júnior - Suplente do Conselho Fiscal /Tabira
Elane Leite do Nascimento Massena - Suplente do Conselho Fiscal /Jupi

Suplentes Volantes

Flaviano Marcos da Silva  - Suplente Volante /Serra Talhada
Maria Joelma Da Silva Vitorino - Suplente Volante /Taquaritinga do Norte

 

 

Fonte: FETAPE

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br