Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Camponeses e camponesas da comunidade do Engenho Gongo “Terra de Jeremias”, em Itambé, reuniram-se em um mutirão de celebração por mais um ano de resistência e permanência na terra. Na última quarta-feira, 13, a comunidade formada por cinquenta famílias posseiras celebrou o dia com diversas atividades coletivas, como a organização da sede da associação comunitária e um plantio de mudas nativas produzidas pelo Padre Tiago Thorbly, agente histórico da CPT que fez a sua passagem no mês de abril. No fim do dia, foi realizada uma celebração e confraternização coletiva.

 

As atividades contaram com a participação de homens, mulheres, crianças, idosos e idosas. Ao longo do dia, os camponeses e camponesas fizeram a memória dos e das mártires da terra e lutadores/as do povo, sendo lembrados alguns nomes que dedicaram a vida à luta em defesa dos povos do campo, como Jeremias, Luiza Ferreira, Margarida Maria Alves e especialmente o Padre Tiago, homenageado por ter sido um grande apoiador das agricultoras e agricultores do Gongo.

Com essas ações, as famílias posseiras da comunidade esperançam a chegada de um novo dia, “de um novo céu e de uma nova terra”, em que possam desfrutar do direito de permanecer no local em que vivem há mais de três gerações, produzindo alimentos saudáveis para o campo e para a cidade. Estiveram presentes nesse dia celebrativo representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Movimento das Comunidades Populares (MCP), do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Igarassu, Ronaldo Fernandes, vereador de Itambé, além de representações de seu mandato.


Confira aqui algumas imagens.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br